Prove que é um ser humano: 10   +   3   =  

A Diretoria da Federação Catarinense de Futebol, juntamente com o Departamento de Competições e com oito representantes dos dez clubes que participarão do Campeonato Catarinense da Divisão Especial 2013 estiveram reunidos na tarde desta 2ª feira (25) na sede da FCF, em Balneário Camboriú, para rediscutir a forma de disputa da competição.

Em virtude da participação simultânea do Clube Náutico Marcílio Dias na Série D do Campeonato e na Divisão Especial, a competição precisou ter o número de datas revisto. A Divisão Especial inicia no dia 26 de maio e depende do desempenho do Marcílio Dias na competição nacional (Série D) para ter estabelecida a data de término.

Representantes de oito (8) clubes rediscutiram a forma de disputa.

Representantes de oito (8) clubes rediscutiram a forma de disputa.

No encontro desta tarde, apenas dois clubes não estiveram presentes, o Hercílio Luz Futebol Clube, de Tubarão e o XV de Indaial. O Presidente da FCF, Dr. Delfim Pádua Peixoto Filho conduziu os trabalhos do Conselho Técnico, que teve ainda na composição da mesa, o Procurador Jurídico da FCF, Rodrigo Capella e o Gerente do Departamento de Competições, Fábio Marcel Nogueira.

Alteração na forma de disputa
Os membros do Conselho Técnico decidiram eliminar da forma de disputa os confrontos eliminatórios de semifinais e finais que seriam realizados após o término das etapas turno e returno, para determinar o campeão das respectivas etapas. Sendo assim, a equipe que somar mais pontos ao final das nove rodadas do turno estará classificada ao quadrangular final da Divisão Especial, juntamente com a campeã do returno e duas equipes classificadas pelo índice técnico.

As equipes campeãs das etapas turno e returno entrarão no quadrangular final com um (1) ponto de bonificação. Caso uma mesma equipe conquiste o turno e o returno, terá dois pontos de bonificação no quadrangular e três equipes estarão classificadas pelo índice técnico. A nova tabela da Divisão Especial 2013 e o regulamento específico da competição serão publicados ainda esta semana.

Síntese forma de disputa
Nas duas primeiras etapas, turno e returno, os clubes se enfrentarão em pontos corridos. A equipe que somar mais pontos ao final das nove rodadas será declarada campeã da respectiva etapa e estará classificada para o quadrangular final.

Ao final das duas primeiras etapas, turno e returno, estarão classificados ao quadrangular final os campeões das respectivas etapas, mais os dois clubes com melhor índice técnico, soma de pontos do turno e returno.

Os classificados à terceira etapa, quadrangular, se enfrentarão em turno e returno e os dois clubes que somarem mais pontos serão os finalistas. A quarta etapa, finais, será disputada no sistema de confronto eliminatório, com saldo de gols como critério de desempate e com vantagem do mando de campo para a equipe que somar mais pontos na Classificação Total, soma de todos os pontos.

Inscrições
O prazo final para inscrição de atletas será em 30 de agosto, já que os clubes da Divisão Especial poderão disputar a Copa Santa Catarina 2013.

Acesso e descenso
O campeão e vice-campeão da Divisão Especial garantem vaga na Divisão Principal de 2014, já o último colocado na soma do turno e do returno estará rebaixado à Divisão de Acesso em 2014.