Prove que é um ser humano: 2   +   9   =  

O Campeonato Catarinense Chevrolet 2013 entra na reta decisiva do returno com cinco equipes buscando duas vagas nas semifinais e nove pontos ainda em disputa. Os cinco jogos deste final de semana serão determinantes para o futuro de algumas equipes. A Chapecoense já está entre os quatro melhores do Estado por ter conquistado o turno. O Figueirense lidera classificação geral com 29 pontos e, mesmo com nove pontos ainda em disputa, está praticamente classificado à semifinal.

Na disputa pelas duas vagas restantes nas semifinais estão cinco equipes, separadas apenas por três pontos: Metropolitano(23), Criciúma(22), Avaí(22), Joinville(21) e Hermann Aichinger(20). Para acirrar ainda mais disputa, motivar os torcedores e encher o campeonato de emoção, a 7ª rodada do returno marca partidas interessantíssimas. Os clássicos estaduais prometem ser o ponto forte da rodada, que tem ainda o jogo decisivo entre Atlético Hermann Aichinger e Metropolitano, na disputa particular entre as duas equipes pela vaga à Série D do Campeonato Brasileiro, em Ibirama.

Clássico 402 incrementa a 7ª rodada com muita tradição em campo.  Foto: Luiz Henrique / www.figueirense.com.br

Clássico 402 incrementa a 7ª rodada com muita tradição em campo.

Quatro potências de tradição do futebol barriga-verde estarão em confronto direto. Na Ressacada, em Florianópolis, o clássico 402 entre Avaí e Figueirense promete ser mais um episódio à altura da história do clássico mais tradicional do Estado. No Sul, mais um desfio importante no clássico mais forte do interior catarinense, onde o Criciúma receberá o Joinville, no Estádio Heriberto Hülse.

– CLASSIFICAÇÃO CATARINENSE CHEVROLET

-TABELA CATARINENSE CHEVROLET

Rebaixamento
Três equipes estão na parte inferior da classificação e vão disputar a 8ª colocação na classificação geral, que representará a fuga da Divisão Especial de 2014: Juventus(16), Guarani(14) e Camboriú(12). Porém, a queda de desempenho da campeã do turno, a Chapecoense, no returno pode determinar qual clube irá permanecer na Divisão Principal em 2013, já que o time do Oeste enfrenta as três equipes nas rodadas finais.

A primeira já houve, foi na 6ª rodada do returno, quando a Chapecoense foi derrotada pelo Juventus, por 2 a 0. Foi a primeira vitória do Juventus no returno e os primeiros três pontos, que tiraram a equipe da zona de rebaixamento. Nesta 7ª rodada do returno, a Chapecoense receberá o Camboriú, último colocado com 12 pontos.

O Camboriú precisa vencer três jogos e torcer por resultados paralelos para seguir na Divisão Principal. Na 8ª rodada do returno, no final de semana dos dias 13 e 14, a Chapecoense vem até Palhoça, para enfrentar o Guarani, penúltimo colocado na classificação geral com 14 pontos.
As rodadas finais do Campeonato Catarinense Chevrolet 2013 prometem muitas emoções com a disputa acirrada entre os clubes em todas as situações da classificação.

Taças do Catarinense Chevrolet 2013
Ao longo da competição, a Federação Catarinense de Futebol premiará os clubes campeões com quatro taças. A Chapecoense, campeã do turno, receberá a taça simbólica “Taça Paula Ramos 75 Anos”. A equipe campeã do returno ficará com a taça, também simbólica, “Taça Jornal A Notícia 90 Anos”. Já a equipe que sagrar-se campeã do Catarinense Chevrolet 2013, ficará com a “Taça Chevrolet”.

Troféu Transitório Dr. Aderbal Ramos da Silva
Além da “Taça Chevrolet”, a equipe que conquistar o título fica por uma temporada com o “Troféu Transitório Dr. Aderbal Ramos da Silva”. O troféu transitório foi instituído em 2011, através da Resolução de Diretoria nº 04/2011, expedida no dia 18 de janeiro de 2011, data em que se comemoraria o centenário do nascimento do Dr. Aderbal Ramos da Silva, Presidente da Federação Catarinense de Futebol no período de 1939-1947. A partir da data da instituição do troféu transitório, a equipe que conquistar o título de Campeã Catarinense em três oportunidades consecutivas, ou cinco alternadas, ficará em definitivo com o “Troféu Transitório Dr. Aderbal Ramos da Silva”.   A Associação Chapecoense conquistou o “Troféu Dr. Aderbal Ramos da Silva” em 2011 e o Avaí Futebol Clube exibe o troféu em sua galeria desde o título de 2012.

Diretoria da FCF, na cerimônia que apresentou o "Troféu Aderbal Ramos da Silva", na Assembléia Legislativa de SC.

Diretoria da FCF na cerimônia que apresentou o “Troféu Dr. Aderbal Ramos da Silva”, na Assembléia Legislativa de SC, em 2011.