10   +   1   =  

Está formatada a terceira divisão do futebol profissional de Santa Catarina para 2013. Na tarde desta 5ª feira (18), na sede da Federação Catarinense de Futebol, em Balneário Camboriú, a Diretoria da FCF esteve reunida com representantes de dez (10) agremiações que viabilizaram as situações legais como equipes profissionais e irão disputar o Campeonato Catarinense da Divisão de Acesso 2013.

Os trabalhos da mesa diretiva foram conduzidos pelo Presidente da FCF, Dr. Delfim Pádua Peixoto Filho. Também compuseram a mesa, o Gerente do Departamento de Competições, Fábio Marcel Nogueira, o Procurador Jurídico, Rodrigo Goeldner Capella e o Diretor de Futebol Não-Profissional, Junior Moresco e o representante da SC Clubes, Carlos Crispim, que representou o Presidente Wilfredo Brillinger.

Dez clubes estarão na disputa pela vaga na Divisão Especial de 2014

Dez clubes estarão na disputa pela vaga na Divisão Especial de 2014

Membros acompanharam sorteio do Catarinense Chevrolet 2013
Os membros do Conselho Técnico da Divisão de Acesso, presenciaram a realização do sorteio dos árbitros da última rodada do returno do Campeonato Catarinense Chevrolet 2013, que teve transmissão, ao vivo, pela TV FCF, assim como os primeiros minutos da reunião.

Datas
O membros do Conselho Técnico do Campeonato Catarinense da Divisão de Acesso decidiram que a competição iniciará no dia 4 de agosto e terminará no dia 24 de novembro.

Forma de disputa
Os dez (10) clubes foram divididos em dois (2) grupos de cinco (5) equipes, de acordo com a localização geográfica dos municípios onde irão mandar os jogos. Confira a disposição dos grupos A e B: 

Grupo A
-Joaçaba (Joaçaba)
-Curitibanos (Curitibanos)
-Internacional (Lages)
– Maga (Indaial)
– Blumenau (Blumenau)
Grupo B
– Jaraguá (Jaraguá do Sul)
– Navegantes ( Itajaí)
– Barra (Balneário Camboriú)
– Pinheiros (Garopaba)
– Oeste (Chapecó)

A competição será disputada em quatro etapas: turno, returno, semifinais e finais. Nas duas primeiras etapas, turno e returno, as equipes jogarão entre si dentro dos grupos em jogos de ida. Os dois primeiros colocados de cada grupo estarão classificados às semifinais da referida etapa. A semifinal e final serão disputadas no sistema de confronto eliminatório, jogos de ida e volta, popular mata-mata, para a definição do campeão da etapa.

Os dois clubes campeões das etapas turno e returno, mais a equipe melhor classificada dos grupos A e B, na soma geral das etapas turno e returno (oito partidas), sem computar os pontos dos confrontos eliminatórios, estarão classificadas à semifinal da competição. Caso a mesma equipe conquiste o turno e o returno, a melhor 2ª colocada entre os grupos A e B estará classificada à semifinal da competição. A semifinal e final do Campeonato Catarinense da Divisão de Acesso 2013 serão disputadas também no sistema de confronto eliminatório, até a definição do campeão.

Apenas a equipe que se sagrar campeã catarinense da Divisão de Acesso 2013 ascenderá à Divisão Especial em 2014.
As dez (10) equipes que se apresentaram para disputar a competição terão até o dia 28 de junho para viabilizarem os quatro laudos técnicos necessários à regularização de suas praças de esportes: Polícia Militar, Vigilância Sanitária , Corpo de Bombeiros Militar e CREA/SC.

Confira a 1ª rodada da competição com partidas previstas para 4 de agosto:

1ª rodada – Grupo A
Joaçaba X Curitibanos
Inernacional X Maga
Folga: Blumenau

1ª rodada – Grupo B
Navegantes X Jaraguá
Barra X Pinheiros
Folga: Oeste