1   +   8   =  

O dia 05 de maio é festivo para futebol amador, chamado oficialmente de não profissional, da Região Sul do Estado, mais especificamente, de Criciúma. A Liga Atlética da Região Mineira – LARM, completa 65 anos de fundação neste domingo. A LARM é uma das Ligas mais antigas e ativas filiadas à Federação Catarinense de Futebol, desenvolvendo onze (11) competições, sob atual administração do Presidente Hélio Gava.

O Presidente da Federação Catarinense de Futebol, Dr. Delfim Pádua Peixoto Filho, que esteve ontem em Criciúma, na semifinal do Catarinense Chevrolet, parabenizou a LARM. “O futebol não profissional de Criciúma é um dos mais fortes de Santa Catarina e é fruto do trabalho feito pelo Presidente Hélio Gava e pelos seus colaboradores na Liga. A LARM é um exemplo para as demais Ligas do Estado, parabéns pela passagem dos 65 de fundação dessa importante filiada”.

E.C. Mãe Luzia, filiado à LARM, é o atual Campeão Catarinense de Futebol Não Profissional.

E.C. Mãe Luzia, filiado à LARM, é o atual Campeão Catarinense de Futebol Não Profissional.

Saiba mais sobre a Liga Atlético da Região Mineira

Desde a sua criação, em 1948, a Liga busca constantemente desenvolver o futebol não profissional da região carbonífera. Para a realização deste trabalho, hoje, ela conta com a dedicação de quase 60 colaboradores que semanalmente contribuem para o bom andamento das 11 competições que fazem parte do calendário da LARM de 2013.

A LARM, terceira Liga mais antiga de Santa Catarina, movimenta mais de 3,6 mil atletas não profissionais da região, sendo que metade desses participantes é adolescente e jovem entre 12 a 20 anos.Por sua história marcante, o campeonato regional da LARM da 1ª divisão, hoje com 12 equipes, é um dos mais conhecidos do Estado de Santa Catarina, sendo realizado desde 1948.

A LARM organiza também o Campeonato Regional da 2ª divisão, que conta com 10 equipes, além dos Regionais da categoria Júnior (sub 20) com 12 equipes e Juvenil (sub18) com 10 equipes, Campeonato Municipal de Criciúma, conhecido como Taça Cecrisa, com 44 clubes disputando três séries (A, B, C), bem como, nas categorias sub18, sub16 e sub 14. Há ainda a Copa Sul dos Campeões, idealizada no ano de 2001, pelo atual presidente da LARM, Hélio Gava que, na época, respondia pela vice-presidência da Liga. A Copa reúne todos os anos os campeões e vice-campeões dos campeonatos regionais das oito Ligas do Sul de Santa Catarina.

Através dos campeonatos organizados pela LARM, grandes equipes surgiram para o futebol estadual e nacional, como o Comerciário (hoje Criciúma Esporte Clube), Metropol e Próspera. Ainda hoje muitas associações filiadas a LARM se destacam a nível regional e estadual. O Esporte Clube Mãe Luzia é o atual campeão estadual de futebol amador e o Caravaggio Futebol Clube é o campeão da Copa Sul dos Campeões de 2013.