2   +   8   =  

Começa neste domingo(26) a disputa para sabermos quais equipes estarão entre os dez grandes clubes do futebol catarinense em 2014. O Campeonato Catarinense da Divisão Especial, representa a segunda divisão de clubes profissionais do Estado. Campeão e vice da Divisão Especial 2013 estarão ocupando as vagas de Guarani e Camboriú, equipes rebaixadas no Catarinense Chevrolet 2013.

Criada em 1986 pelo Presidente Delfim Pádua Peixoto Filho, a Divisão Especial de 2013 conta com equipes tradicionais do futebol catarinense como Marcílio Dias, Brusque, Tubarão e Hercílio Luz.

Veja os documentos oficiais da Divisão Especial 2013:
– TABELA DIVISÃO ESPECIAL 2013
– REGULAMENTO DIVISÃO ESPECIAL 2013
– PLANO DE AÇÃO DIVISÃO ESPECIAL 2013

Síntese da forma de disputa
Nas duas primeiras etapas, turno e returno, os clubes se enfrentarão em pontos corridos. A equipe que somar mais pontos ao final das nove rodadas será declarada campeã da respectiva etapa e estará classificada para o quadrangular final.

Ao final das duas primeiras etapas, turno e returno, estarão classificados ao quadrangular final os campeões das respectivas etapas, mais os dois clubes com melhor índice técnico, soma de pontos do turno e returno.
Os classificados à terceira etapa, quadrangular, se enfrentarão em turno e returno e os dois clubes que somarem mais pontos serão os finalistas. A quarta etapa, finais, será disputada no sistema de confronto eliminatório, com saldo de gols como critério de desempate e com vantagem do mando de campo para a equipe que somar mais pontos na Classificação Total, soma de todos os pontos.

Inscrições
O prazo final para inscrição de atletas será em 30 de agosto, já que os clubes da Divisão Especial poderão disputar a Copa Santa Catarina 2013.

Acesso e descenso
O campeão e vice-campeão da Divisão Especial garantem vaga na Divisão Principal de 2014, já o último colocado na soma do turno e do returno estará rebaixado à Divisão de Acesso em 2014.