0   +   9   =  

O futebol barriga verde está em festa neste domingo, 1º de setembro de 2013. O Avaí Futebol Clube, um dos clubes fundadores da Federação Catarinense de Futebol completa 90 anos de fundação.

A Diretoria da Federação Catarinense de Futebol, através do Presidente, Dr. Delfim Pádua Peixoto Filho, parabeniza o Presidente João Nilson Zunino, todos os torcedores, atletas, dirigentes e funcionários do Avaí Futebol Clube pela passagem desta data importantíssima para o futebol catarinense!

PARABÉNS AVAÍ FUTEBOL CLUBE!

O Avaí Futebol Clube é uma das entidades mais tradicionais do cenário futebolístico e esportivo de Santa Catarina. Fundando em 1º de setembro de 1923, o Leão da Ilha, como é conhecido popularmente, ostenta atualmente a condição de detentor da hegemonia em títulos estaduais do futebol catarinense, são 16 conquistas, a última delas em 2012: 1924, 26, 27, 28, 30, 42, 43, 44, 45, 73, 75, 88, 97, 2009, 10 e 12.

Último título do Avaí Futebol Clube, campeão catarinense de 2012!

Último título do Avaí Futebol Clube, campeão catarinense de 2012!

Administração
Desde 2002 o empresário e médico patologista João Nílson Zunino é o Presidente do Avaí. Onze anos a frente do Leão, Zunino é responsável pelo resgate dos títulos ao convívio da torcida Azurra. O atual presidente entrou para a história do Avaí por ter sido o dirigente que levou o clube de volta ao Campeonato Brasileiro da Série A em 2009. Após 30 anos, o Avaí retornou a figurar entre os vinte clubes mais importantes do futebol brasileiro. A campanha na volta à Série A foi melhor de toda história do Avaí, 6º colocado com 57 pontos ganhos, o Leão chegou à disputa da Copa Sul-Americana de 2010.

João Nilson Zunino é Presidente do Avaí desde 2002.

João Nilson Zunino é Presidente do Avaí desde 2002.

A História
A história do Avaí Futebol Clube teve início em 1923 quando o comerciante Amadeu Horn conheceu um grupo de garotos que costumava jogar bola na Rua Frei Caneca, no bairro Pedra Grande (atual Agronômica), em Florianópolis. O comerciante, apaixonado por futebol, resolveu realizar o sonho dos meninos e decidiu presenteá-los com um conjunto completo de “ternos” como eram chamados na época os uniformes. O material continha, além de bola e chuteiras, camisetas listradas em azul e branco, calções e meias azuis. Uma curiosidade que talvez alguns torcedores não saibam é que as cores foram escolhidas em homenagem ao extinto Clube de remo, Riachuelo.

“Fundação do Avahy Foot-ball Club”
No dia 1º de setembro de 1923, em uma reunião na casa do Sr. Amadeu Horn, os jovens atletas decidiram, em conjunto com o comerciante, fundar um clube de futebol. O nome do novo time seria “Independência” e teria como presidente o próprio Sr. Amadeu Horn.Quando tudo já estava praticamente decidido, o Sr. Arnaldo Pinto de Oliveira chegou à reunião trazendo novas idéias e acabou influenciando os participantes a mudar o nome do time que estava sendo fundado. O argumento do Sr. Arnaldo era que Independência seria um nome complicado para a torcida gritar em apoio ao time e até terminar de falar “Independencia” o outro time já teria empatado o jogo. Como estava lendo um livro sobre a história do Brasil, ele propôs o nome Avahy, em referência à Batalha do Avahy. Neste momento, todos apoiaram a idéia e começaram a gritar Avahy, Avahy, Avahy! E desta maneira, entusiasmada e convicta, teve início a história cheia vitórias e conquistas do então Avahy Foot-ball Club.
* Informações: www.avai.com.br