7   +   5   =  

O Campeonato Catarinense de Futebol Profissional da Divisão Principal tem nova forma de disputa e nova denominação para 2014. Na tarde desta 6ª feira (04), a Diretoria da Federação Catarinense de Futebol esteve reunida com representantes dos dez clubes membros da Divisão Principal na sede da Entidade, em Balneário Camboriú, aonde foram oficializadas as mudanças na forma de disputa e na denominação.

IMG_1637-600

Conselho Técnico alterou forma de disputa do Campeonato Catarinense da Série A.

Atendendo proposta da Associação de Clubes de Futebol Profissional de Santa Catarina, a Federação Catarinense de Futebol altera a denominação dos antigos Campeonatos Catarinenses das Divisões Principal, Especial e de Acesso, que passam a serem denominados Campeonatos Catarinenses das Séries A, B e C, seguindo as nomenclaturas utilizadas pela Confederação Brasileira de Futebol.

O Presidente da FCF, Dr. Delfim Pádua Peixoto Filho conduziu os trabalhos da mesa, que teve ainda a presença do Presidente da Associação de Clubes de Futebol Profissional de Santa Catarina – SC Clubes, Wilfredo Brillinger, do Procurador Jurídico da FCF, Rodrigo Goeldner Capella, do Gerente do Departamento de Competições, Fábio Nogueira, do Vice-Presidente da TJD-FUut/SC, Robson Luiz Vieira, do Presidente da Associação Nacional dos Árbitros de Futebol – ANAF, Marco Antônio Martins e do Secretário da Comissão de Arbitragem da FCF, Junior Moresco.

Forma de disputa
Após a abertura dos trabalhos, o Presidente da FCF abriu a discussão sobre a forma de disputa para o Campeonato Catarinense da Série A 2014. Duas formas de disputa foram propostas, uma da SC Clubes e outra do Clube Atlético Metropolitano.

Com a apresentação de duas hipóteses para forma de disputa, o Presidente da FCF abriu votação para a definição. A votação foi qualitativa, respeitando a classificação final do Campeonato Catarinense da Divisão Principal 2013 e determinou a escolha da proposta nº 1, da SC Clubes, por 30 votos contra 16. Apenas o Presidente da Associação Chapecoense, Sandro Pallaoro, não compareceu em virtude de percalços com deslocamento.

Confira os representantes de cada clube e qualitatividade dos votos:
1º – Criciúma / 10 VOTOS……..Lédio Dal Toé
2º – Chapecoense / 9 VOTOS………Sandro Pallaoro (ausente)
3º – Figueirense / 8 VOTOS………Wilfredo Brillinger
4º – Avaí / 7 VOTOS………Nilton Macedo
5º – Metropolitano / 6 VOTOS………Ericson Luef
6º – Joinville / 5 VOTOS………Nereu Martinelli
7º – H. Aichinger / 4 VOTOS………Giovani Nunes
8º – Juventus / 3 VOTOS………Jeferson Luiz de Oliveira
*9º – Marcílio Dias / 2 VOTOS………José Carlos Goulart Júnior
*10º – Brusque / 1 VOTOS………Danilo Rezini
* Clubes decidem no sábado (05) a colocação final da Divisão Especial 2013, que determinará o número de votos de ambos, se dois (2) ou um (1).

Com a escolha realizada através votação da proposta da SC Clubes, o Campeonato Catarinense da Série A começará no dia 26 de janeiro, terminando no dia 13 de abril.
Na 1ª etapa, turno único, os clubes se enfrentarão todos entre si somente em jogos de ida. Os cinco clubes que obtiveram as cinco primeiras colocações no Campeonato Catarinense 2013 farão cinco partidas como mandantes.

Após as nove primeiras rodadas do turno único, os quatro melhores colocados seguem na disputa do título e estarão classificados ao Quadrangular. Já os seis últimos colocados, estarão designados para disputar um Hexagonal.

Quadrangular
Tanto o quadrangular quanto o hexagonal serão disputados em turno e returno. Os dois primeiros colocados do quadrangular serão os finalistas da Série A 2014 e garantem duas vagas na Copa do Brasil 2014, sendo que a equipe que obtiver melhor campanha no Quadrangular decide o título como mandante.

Finais
Na decisão, a equipe que somar mais pontos ao final dos dois jogos será campeã. Persistindo o empate no número de pontos, a equipe com melhor saldo de gols fica com o título. Caso as equipes sigam empatadas no saldo de gols, a equipe mandante será declarada campeã.

Hexagonal
No hexagonal as seis equipes se enfrentarão em turno e returno, a equipe que somar mais ao pontos será a quinta colocada da Série A 2014 e conquistará a terceira vaga da Copa do Brasil, assim como a última vaga de SC na Série D do Campeonato Brasileiro.
Os dois últimos colocados do hexagonal serão rebaixados à Série B do Campeonato Catarinense em 2015.

*Caso uma equipe que não tenha calendário definido nas Séries A, B e C esteja classificada para o quadrangular, a mesma já será a representante catarinense na Série D.

Inscrição de atletas
Os clubes poderão inscrever atletas até 24 horas antes do início do Quadrangular e do Hexagonal, em data ainda a ser especificada pela Federação Catarinense de Futebol>

Tabela
No decorrer da próxima semana, o Departamento de Competições da Federação Catarinense de Futebol irá divulgar a tabela oficial do Campeonato Catarinense da Série A 2014.

Confira mais fotos da reunião:

Confira o vídeo da reunião:

ARVE Error: id and provider shortcodes attributes are mandatory for old shortcodes. It is recommended to switch to new shortcodes that need only url