5   +   7   =  

Os dez clubes integrantes do Campeonato Catarinense da Série B de 2014 terão o mês da Copa do Mundo FIFA Brasil 2014 como período de preparação para buscarem o acesso à elite do futebol catarinense em 2015. O Campeonato Catarinense da Série B começará no dia 20 de julho de 2014, uma semana após o final da Copa do Mundo e terminará no dia 28 de outubro.

IMG_2846-600

Clubes definiram pelo início da competição em julho, após a Copa do Mundo.

Em virtude da Lei nª 9.615, o Estatuto de Defesa do Torcedor, a competição não pode sofrer alteração na sua forma de disputa, porém houve divergência entre os dez clubes membros do Conselho Técnico em relação à data de início de competição, se antes ou após a Copa do Mundo. A questão foi colocada em votação pelo Presidente da FCF, Dr. Delfim Pádua Peixoto Filho. Na votação qualitativa que leva em consideração a classificação da antiga Divisão Especial, vitória por 44 votos contra 11 dos clubes optaram por iniciar a competição após o Mundial.

Propostas
Os dez clubes membros do Conselho Técnico debateram ainda com a Diretoria da FCF e com o Diretor Executivo da SC Clubes, Joffran da Silva, alternativas de forma de disputa para a Série B em 2015, com ampla discussão sobre o tema.
REGUA-CLUBES-SERIE-B-2.fw
Síntese forma de disputa da Série B 2014
Nas duas primeiras etapas, turno e returno, os clubes se enfrentarão em pontos corridos. A equipe que somar mais pontos ao final das nove rodadas será declarada campeã da respectiva etapa e estará classificada para o quadrangular final.

Ao final das duas primeiras etapas, turno e returno, estarão classificados ao quadrangular final os campeões das respectivas etapas, mais os dois clubes com melhor índice técnico, soma de pontos do turno e returno.

As equipes campeãs das etapas turno e returno entrarão no quadrangular final com um (1) ponto de bonificação. Caso uma mesma equipe conquiste o turno e o returno, terá dois (2) pontos de bonificação no quadrangular e três equipes estarão classificadas pelo índice técnico.

Os classificados à terceira etapa, quadrangular, se enfrentarão em turno e returno e os dois clubes que somarem mais pontos serão os finalistas. A quarta etapa, finais, será disputada no sistema de confronto eliminatório, com saldo de gols como critério de desempate e com vantagem do mando de campo para a equipe que somar mais pontos na Classificação Total, soma de todos os pontos.

Acesso e descenso
O campeão e vice-campeão da Série B garantem vaga na Série A de 2015, já o último colocado na soma do turno e do returno estará rebaixado à Divisão de Acesso em 2014.
Veja mais fotos: