Prove que é um ser humano: 6   +   2   =  

Terminou na tarde do último sábado(18) em São José (SC), o 12º Seminário Catarinense da Arbitragem de Futebol, evento promovido pelo Sindicato dos Árbitros de Futebol do Estado de Santa Catarina (Sinafesc) em conjunto com a Federação Catarinense de Futebol, com apoio da Prefeitura de São José-SC.

Foto: Julio Cancellier / ANAF / SINAFESC

Foto: Julio Cancellier / ANAF / SINAFESC

O evento foi o mais considerado pelos participantes e pela organização como o melhor da história do sindicato, pelo elevado número de inscritos (cerca de 200 árbitros e assistentes) e pela riqueza das palestras.

Foto: Julio Cancellier / ANAF / SINAFESC

Foto: Julio Cancellier / ANAF / SINAFESC

Um dos destaques do seminário foi a formatura de 32 novos árbitros. Com o reconhecimento da atividade no Brasil, cresce o número de interessados em exercer a profissão de árbitro de futebol. Desde o final de 2013, o trabalho do árbitro e seus assistentes é considerado por lei uma profissão, mas ainda falta regulamentar na prática como serão as relações trabalhistas dos homens e mulheres do apito.

Presidente da FCF, Dr. Delfim Peixoto Filho, diplomou novos árbitros na formatura. Foto: Julio Cancellier / ANAF / SINAFESC

Presidente da FCF, Dr. Delfim Peixoto Filho, diplomou novos árbitros na formatura.
Foto: Julio Cancellier / ANAF / SINAFESC

Em Santa Catarina, 60 jovens se interessaram em praticar esta atividade muitas vezes criticada e incompreendida. Há seis meses iniciaram o curso promovido pela Escola de Arbitragem Gilberto Nahas, que qualifica os árbitros e assistentes para as competições da Federação Catarinense de Futebol (FCF). As aulas teóricas e praticas foram ministradas em Balneário Camboriu. Um polo da escola foi criado em Chapecó.

Na última sexta-feira (17), foram diplomados 32 novos árbitros e assistentes que agora estão habilitados a trabalharem nas diversas competições organizadas pela Federação Catarinense de Futebol. A solenidade de formatura aconteceu na abertura do Seminário que teve palestrantes com histórico na arbitragem nacional.

Entre eles os ex-árbitros Leonardo Gaciba e Roberto Braatz, o FIFA catarinense Heber Roberto Lopes, o professor João Anderson Flores e o Instrutor de arbitragem da CBF, Roberto Perassi.

Informações: www.sinafesc.com.br / Julio Cancellier