3   +   4   =  

O Campeonato Catarinense Chevrolet 2014 iniciou oficialmente nesta 5ª feira (23) para os 49 integrantes do quadro de árbitros da Federação Catarinense de Futebol convocados para a pré-temporada da arbitragem catarinense.

A partir de hoje até o próximo sábado (25), data de início do Catarinense Chevrolet 2014, 19 árbitros, 24 árbitros assistentes e 6 árbitras assistentes participam do evento mais importante da arbitragem catarinense em 2014, como afirmou o Presidente da FCF na abertura da pré-temporada, no Hotel Bormon, em Nova Veneza.

IMG_3010-600

Lédio Daltoé, Evandro Gava, Delfim Peixoto Filho, Coronel Cabral, Dolmar Frizon.

Serão três dias de palestras direcionadas, atividades físicas, simulações de situações de jogo e dinâmicas de trabalho em grupo. As palestras serão ministradas pelo instrutor FIFA, Vayran da Silva Rosa, membro da Comissão de Arbitragem da FCF e os trabalhos físicos serão coordenados pelo Professor Jolmerson de Carvalho.
IMG_3031-600
Abertura
Em tarde abafada da região do Sul, o Presidente da FCF, Dr. Delfim Pádua Peixoto Filho abriu a pré-temporada da arbitragem catarinense na sala de convenções do Hotel Bormon agradecendo a presença de todos e saudando as autoridades e convidados.

Além do Presidente da FCF, o Prefeito de Nova Veneza, Evandro Gava, o Coronel Cabral, representante da Polícia Militar, o Superintendente do Criciúma Esporte Clube, Lédio Daltoé e jornalista Dolmar Frizon, compuseram a mesa da cerimônia de abertura da Pré-Temporada.

O Presidente da FCF comentou o sucesso do XII Seminário Catarinense da Arbitragem de Futebol, realizado em São José no último final de semana, porém salientou a importância da pré-temporada. – Esse é o principal evento da arbitragem catarinense em 2014. O Campeonato Catarinense está mais forte, mais equilibrado, mais disputado, e temos o dever manter esse padrão, por isso investimos na qualificação da arbitragem com iniciativas como a pré-temporada, aproveitem a oportunidade!
IMG_3020-600
O dirigente máximo do futebol barriga-verde também foi enfático ao falar da missão da arbitragem para o bom andamento do Catarinense Chevrolet 2014. – Não toleraremos erros de arbitragem relacionados ao desconhecimento das regras do jogo, estudem, preparem-se fisicamente no cotidiano de suas atividades pessoais. Não admito que clubes tenham seus objetivos comprometidos por equívocos de arbitragem, temos responsabilidade redobrada neste momento de crescimento do futebol catarinense no cenário nacional.

Após o pronunciamento do Presidente, o Prefeito de Nova Veneza, Evandro Gava, fez uso da palavra para agradecer a arbitragem catarinense pela escolha por Nova Veneza. – Agradecemos a oportunidade de tê-los aqui para esta pré-temporada, justamente no momento tão especial para o futebol catarinense, contando com três representantes da Série A do Campeonato Brasileiro. É um prazer e uma satisfação recepcioná-los, só temos motivos a agradecer, obrigado!
IMG_3057-600

Escudos FIFA
Em seguida, o Presidente da FCF fez a entrega dos escudos da FIFA, aos quatro integrantes do catarinense de arbitragem, que também são membros do quadro internacional, Heber Roberto Lopes, Kléber Lúcio Gil e as recém promovidas, Nadine Câmara Bastos e Neusa Inês Back.
MONTAGEM
Sorteio
Após a entrega dos escudos, a Comissão de Arbitragem realizou o primeiro sorteio de árbitros para o Campeonato Catarinense Chevrolet 2014. O Presidente da FCF conduziu os trabalhos, convidando autoridades e palestrantes para operar o globo dos sorteios para os cinco jogos válidos pela 1ª rodada do Turno.

Evandro Gava, Prefeito de  Nova Veneza, sorteou árbitro para Figueirense X Brusque.

Evandro Gava, Prefeito de Nova Veneza, sorteou árbitro para Figueirense X Brusque.

Painel: Árbitro X Imprensa
Na primeira palestra da pré-temporada, o jornalista Dolmar Frizon, que trabalha com transmissões esportivas em Santa Catarina desde 1982, expôs o painel Árbitro X Imprensa.

Dolmar opinou sobre aspectos da relação do árbitro com a imprensa e a imagem do pessoal do árbitro perante a sociedade. Dolmar defende a tese de que com a profissionalização do futebol e da arbitragem, há necessidade do árbitro torna-se conhecido também pela sua conduta cotidiana e caráter.

Na visão do comunicador, quanto mais conhecido o árbitro for para sociedade, sua profissão, sua posição familiar, mais respeito terá de torcedores a da própria mídia, pelas responsabilidades cotidianas que carrega.
IMG_3076-600
Atividade física cancelada
Em virtude da forte tempestade de raios que caiu sobre Nova Veneza no fim da tarde, a atividade física orientada pelo Professor Jolmerson de Carvalho foi cancelada.

Ainda na noite desta 5ª feira, a partir das 20 horas, os árbitros e árbitros (as) assistentes farão suas apresentações pessoais e em seguida, assistirão à palestra do instrutor FIFA, Vayran da Silva Rosa.

– Confira a programação completa da pré-temporada:
PROGRAMAÇÃO PRÉ-TEMPORADA