1   +   7   =  

O primeiro dia de atividades da pré-temporada da arbitragem catarinense encerrou na noite desta 5ª feira com a participação do Instrutor FIFA, Vayran da Silva Rosa, membro da Comissão de Arbitragem da FCF e do árbitro do quadro da CBF, Jefferson Schimdt, na sala de convenções do Hotel Bormon, em Nova Veneza.

IMG_3099-600

Grupo de árbitros e assistentes interagiu muito durante as análises de lances.

No início da noite, a Comissão de Arbitragem da FCF revisou todas as questões das provas teóricas aplicadas na avaliação anual, realizada no início do mês, em Blumenau, juntamente com árbitros e árbitros (as) assistentes, sanando dúvidas e discutindo.

Após as revisões, o árbitro Jefferson Schimdt, acadêmico de Psicologia e que estuda de maneira direcionada à psicologia esportiva da arbitragem, apresentou slides e falou sobre a influência dos fatores psicológicos na arbitragem.

Em seguida, Vayran da Silva Rosa apresentou inúmeros vídeos de lances em situações reais de jogo para o grupo. As análises motivaram ótimas discussões sobre lances de difícil interpretação, de desconhecimento das regras e de falha de posicionamento.

Nesta 6ª feira (24) as atividades iniciam às 9 horas com dinâmicas de grupo.