Prove que é um ser humano: 9   +   5   =  

O segundo dia da pré-temporada da arbitragem catarinense começou cedo para os 49 membros do quadro catarinense que participam do período de preparação oficial para o Campeonato Catarinense Chevrolet em Nova Veneza, na região sul do Estado. Os árbitros e árbitros (as) assistentes foram divididos em cinco grupos e cada grupo recebeu tema distinto sobre arbitragem para posterior apresentação aos demais.

Além de reforçar inúmeros itens do livro oficial das regras do jogo, a dinâmica da atividade em grupos foi desenvolvida para exemplificar circunstâncias em que apenas o trabalho em conjunto da equipe de arbitragem e o entrosamento, aliados à confiança mútua do quarteto, podem definir uma marcação difícil ou situação complicada da partida. Após cada apresentação, os temas provocaram discussões muito produtivas e elucidativas entre todos.
As atividades teóricas prosseguem no decorrer da tarde com as apresentações dos grupos restantes.


Palestra para assistentes
Após o trabalho teórico, o grupo da pré-temporada foi dividido entre árbitros e árbitros (as) assistentes. Os trinta árbitros (as) assistentes permaneceram na sala de convenções do Hotel Bormon, onde tiveram mais uma palestra específica sobre atuação do árbitro assistente orientada pelo instrutor FIFA, Vayran da Silva Rosa.

Trabalho físico para árbitros
Já os 19 árbitros se deslocaram até o Estádio Municipal de Nova Veneza, aonde desenvolveram trabalhos técnicos e físicos específicos orientados pelo instrutor físico da Comissão de Arbitragem da FCF, Professor Jolmerson de Carvalho.