10   +   3   =  

A segunda reunião do Conselho Técnico do Campeonato Catarinense da Série C aconteceu na tarde desta 3ª feira (06) sede da FCF, em Balneário Camboriú e definiu a formatação da competição para 2014. O Catarinense Série C 2014 terá a participação de dez equipes e iniciará no dia 3 de agosto.

Catarinense Série C terá dez participantes.

Catarinense Série C terá dez participantes.


Representantes de nove dos dez clubes da disputa estiveram presentes no encontro. O Presidente da Federação Catarinense de Futebol, Dr. Delfim Pádua Peixoto Filho conduziu os trabalhos do conselho técnico. Em virtude da mudança do número de equipes em relação a edição de 2013, a forma de disputa pode ser alterada pelo conselho.

Além do Presidente da FCF, compuseram ainda a mesa dos trabalhos, o Presidente do Tribunal de Justiça Desportiva, Robson Vieira, o Procurador Jurídico da FCF, Rodrigo Capella, o Gerente do Departamento de Competições, Fábio Nogueira, o Vice-Presidente da Comissão de Arbitragem, Fernando Lopes e o Secretário Junior Moresco.
IMG_5964-600
Considerando a mudança no número de participantes, duas formas de disputa similares foram propostas, uma pelo Blumenau, outra pelo Operários Mafrenses, ambas com segmentação em dois grupos regionalizados. Por sete votos contra dois, venceu a forma de disputa que traz semifinais nas decisões do turno e returno, proposta pelo Blumenau.

O Presidente da FCF comentou sobre o número de participantes e a profissionalização da competição. “Assim como estamos fortalecendo a Série B, a Série C do Campeonato Catarinense também irá melhorar. A Federação dá o seu incentivo logístico, mas parte dessa melhora depende dos clubes. Queremos uma Série C mais forte e com clubes mais organizados”, declarou o dirigente máximo do futebol barriga verde.

Tabela
A partir das definições do Conselho Técnico desta tarde, o Departamento de Competições da Federação Catarinense de Futebol irá confeccionar a tabela da Série C, que será publicada até o dia 03 de junho.

Síntese da forma de disputa:
Os dez clubes participantes estarão divididos em dois grupos de cinco equipes A e B.
No grupo A estão: Jaraguá, Juventus, Op. Mafrenses, Maga e Fluminense
No grupo B estão: Blumenau, Curitibanos, Barra, Navegantes e Oeste.
No turno as equipes se enfrentarão em jogos de ida, com os dois melhores colocados de cada grupo se classificando para as semifinais do turno. As semifinais e finais do turno serão disputadas no sistema de confronto eliminatório, jogos de ida e volta, até a definição do campeão do turno. No returno idem, porém invertem-se os mandos de campo.
Caso uma mesma equipe conquiste o turno e o returno será campeã estará no Campeonato Catarinense da Série B 2015.
Caso equipes distintas conquistem o turno e returno, haverá um quadrangular final, juntamente com outras duas equipes classificadas pelo índice técnico, uma equipe de cada grupo. O índice técnico será o somatório de pontos conquistados no turno e returno.

Inscrições
O prazo limite para inscrição de atletas ficou estabelecido para 30 de Setembro.