2   +   9   =  

A Federação Catarinense de Futebol iniciou na tarde desta 5ª feira (29) a pré-temporada da arbitragem catarinense, no Hotel Bormon, em Nova Veneza, com palestras de alto nível para os 51 integrantes do quadro de arbitragem que estão concentrados no Sul do Estado.  O grupo é composto por 17 árbitros, 1 árbitra, 22 árbitros assistentes e 11 árbitras assistentes. A pré-temporada vai  até o próximo sábado (31), data de início do Catarinense Série A 2015.

Pelo quarto ano consecutivo a Comissão de Arbitragem da FCF realiza a pré-temporada para o grupo de elite da arbitragem catarinense. A pré-temporada é o período final de preparação da arbitragem para o Campeonato Catarinense Série A 2015. Além do Presidente da FCF, Dr. Delfim Pádua Peixoto Filho, participam da pré-temporada todos os membros da Comissão de Arbitragem da FCF, o Presidente Luiz Carlos Espindola, o Vice-Presidente Fernando Lopes, os Instrutores Vayran da Silva Rosa e Jolmerson de Carvalho e o Secretário Junior Moresco. Também participa da pré-temporada, o Presidente do Associação Nacional do Árbitros de Futebol e do SINAFESC, Marco Antônio Martins.

Manoel Serapião, proferiu a primeira palestra da tarde.

Manoel Serapião, proferiu a primeira palestra da tarde.

A tarde iniciou com a abertura oficial do evento, que contou a presença do Prefeito de Nova Veneza, Evandro Gava e do Tenente Coronel Cabral da Polícia Milita, que deu início ao ciclo de palestras do primeiro dia da pré-temporada.

A primeira palestra direcionada à técnica de arbitragem foi do instrutor FIFA/CBF, Manoel Serapião, que exibiu material áudio visual de inúmeras situações complicadas de partidas oficiais. Reconhecido internacionalmente como executor de uma didática apurada, Serapião expôs os vídeos e provocou discussões valorosas sobre as interpretações e decisões tomadas, retendo atenção de todos em análises ostensivas.

Após o jantar, às 20h30 min, o Presidente da Federação Catarinense de Futebol, Dr. Delfim Pádua Peixoto Filho, fez sua participação inicial na pré-temporada 2015 da arbitragem catarinense, saudando a presença de todos e agradecendo, especialmente, a presença do palestrante da noite, o ex-árbitro, Márcio Rezende Freitas.
IMG_8098_600
O Presidente da FCF falou rapidamente sobre o momento histórico do auge do futebol catarinense no cenário nacional e da responsabilidade de conduzi-lo. Falou também da percepção que sentiu desta dimensão do futebol catarinense em visitas recentes a Belém do Pará e São Paulo. O dirigente máximo do futebol catarinense comentou ainda sobre tradição de contar com árbitros renomados, pertences ao quadro da FIFA, que qualificam sempre a equipe de arbitragem da Federação Catarinense de Futebol.

Delfim Peixoto Filho encerrou reiterando aos integrantes da pré-temporada a importância desse período e foi enfático. – Vocês foram os escolhidos, vocês são privilegiados por fazerem parte deste seleto grupo. Amanhã serão outros que terão a oportunidade, mas hoje são vocês. Aproveitem, perguntem, interajam, participem intensamente da pré-temporada.

Na sequência, o ex-árbitro FIFA, Márcio Rezende Freitas proferiu a palestra voltada ao gerenciamento da carreira dos árbitros, intitulada, Gestão da Carreira de Árbitro. Márcio iniciou parabenizando e agradecendo o amigo, Dr. Delfim Peixoto Filho, pelos cincos anos que arbitrou no Estado. Antes de abranger o tema da palestra, enalteceu a condição do instrutor FIFA/CBF, Manoel Serapião e incentivou os participantes da pré-temporada a absorverem ao máximo as instruções passadas por um verdadeiro estudioso das regras de futebol.
IMG_8108_600
Durante aproximadamente duas horas, Márcio expôs inúmeras situações que abrangem a carreira dos árbitros, desde os objetivos pessoais, até o reflexo da arbitragem na vida familiar e profissional. Além da relevância do tema interessantíssimo, Márcio gozou do ambiente amigável e descontraído do convívio com os catarinenses, que traz consigo desde a década passada, quando atuou entre os anos de 2001 e 2005 como árbitro filiado à Federação Catarinense de Futebol.

Entre muitas frases de efeito moral, destacou aos participantes: – A estrada é somente de vocês, outros podem andar ao lado de vocês, mas não andar por vocês. Se algo não lhes foi dado, é porque não era de vocês. Sejam sinceros e verdadeiros em todas as situações. Todas as pessoas comentem erros e todos os erros podem ser perdoados.
Ao encerrar, os aplausos efusivos soaram como agradecimento ao grande árbitro Márcio Rezende Freitas pelas instruções e experiências compartilhadas.

A pré-temporada da arbitragem catarinense prossegue nesta 6ª feira (30) com a palestra da psicóloga Franciele Becker e atividades físicas orientadas pelo Professor Jolmerson de Carvalho no período matutino. À tarde, nova bateria de atividades físicas orientadas e mais palestras técnicas com os instrutores FIFA, CBF e FCF.

Comissão de Arbitragem da FCF e colaboradores com o ex-árbitro Márcio Rezende Freitas.

Comissão de Arbitragem da FCF e colaboradores com o ex-árbitro Márcio Rezende Freitas.

IMG_3414Kleber Lúcio Gil no Uruguai
O árbitro assistente catarinense, Kleber Lúcio Gil, que pertence ao quadro internacional de árbitros da FIFA, não integra a pré-temporada por estar atuando no Campeonato Sul-Americano Sub-20, que acontece Uruguai. Kleber já atuou em cinco partidas da competição.
Veja a galeria de fotos: