1   +   6   =  

A pré-temporada 2015 da arbitragem catarinense encerrou na manhã deste sábado (31) no Hotel Bormon, em Nova Veneza, com a palestra do jornalista José Paulo Brito, da Rádio Guarujá e a explanação final do Presidente da FCF, Dr. Delfim Pádua Peixoto Filho. O dirigente máximo do futebol catarinense apresentou o palestrante do dia, enaltecendo a capacidade de comunicador doutorado em comunicação na Espanha e membro da crônica esportiva desde os tempos idos do futebol catarinense.
IMG_8420_600
Paulo Brito proferiu a palestrou aos árbitros sobre o tema: O que você pensa é problema seu. Iniciou exibindo um trecho do filme Rocky, que temo com essência do significado, ”vida vai te deixar de joelhos.” Brito falou ainda sobre os perfis distintos e maneiras diferentes de avaliações que a cronica esportiva, os dirigentes , colegas fazem dos árbitros. Exibiu mais um vídeo ilustrativo “Porque Caímos?” Ao final a mensagem do comunicador foi de encorajamento. – Não desistam, sejam persistentes, tentem de novo, de novo e de novo. José Paulo Brito também presentou os árbitros com exemplares de livros sobre o futebol catarinense.

Após a palestra do jornalista Paulo Brito, a Comissão de Arbitragem abriu espaço para os integrantes da pré-temporada realizarem um bate-papo sem a presença de integrantes da comissão. Heber Roberto Lopes, Nadine Schramm Câmara Bastos e Sandro Meira Ricci estimularam a conversa interna dos participantes, que trocaram ideias em privacidade durante 50 minutos.

Árbitros tiveram momento de conversa interna.

Árbitros tiveram momento de conversa interna.


Em seguida, Vayran da Silva Rosa, instrutor CBF/FCF fez apanhado geral das instruções finais, orientações e indicações, pertinentes para os árbitros neste período crucial que é o início da competição. Resumidamente repassou temas como: ambiente de concentração, aplicação das regras, critério, coragem, combate à violência, além de instruções práticas de jogo, aplicação de cartões, preenchimento de súmula e relatórios com calma e precisão.

O Presidente da Federação Catarinense de Futebol, Dr. Delfim Pádua Peixoto Filho fez o pronunciamento de encerramento da pré-temporada 2015 da arbitragem catarinense e iniciou agradecendo efusivamente a presença do instrutor FIFA, Manoel Serapião Filho. Seguiu com agradecimentos à Comissão de Arbitragem pelo trabalho na pré-temporada e pelo trabalho durante todo o ano, citando todos os membros da comissão.
IMG_8541_600
Delfim frisou que haverá oportunidades para todos, reiterou a política de qualificação da arbitragem catarinense com a participação dos FIFA e formação de novos árbitros na escola catarinense. – Conscientizem-se que esse vai ser um grande campeonato e conscientizem-se que a atenção no desempenho de vocês também será muito maior. Queremos um campeonato limpo, temos um grupo de elite, um grupo idôneo e tenho certeza que regido pelos princípios da moral e da ética.

Colocou-se à disposição de todos para atendê-los na FCF, bem como a Comissão de Arbitragem para qualquer situação pertinente. – Confio em cada um de vocês e estou inteiramente à disposição para auxiliá-los na Federação, o gabinete da presidência não tem portas para vocês! Comentou ainda sobre o sorteio e seus critérios. – Não é a maneira ideal de escalar árbitros, mas precisamos cumprir o Estatuto de Defesa do Torcedor, redigido por deputados e senadores que não administram futebol, são leigos e nos impuseram o sorteio.

Ao encerrar agradeceu a aplicação de todos na pré-temporada: – Obrigado a vocês pelo empenho e a dedicação na pré-temporada!

Manoel Serapião Filho e Delfim Peixoto Filho.

Manoel Serapião Filho e Delfim Peixoto Filho.

Após o Presidente da FCF, Manoel Serapião Filho, o pediu a palavra para agradecimentos finais. Elogiou a Presidência e a Comissão de Arbitragem da FCF pela organização do evento, citando em especial o Secretário Junior Moresco, pela presteza e empenho nas questões administrativas da comissão de arbitragem.
Aproveitem, Jolmerson, Vayran que desempenham com extrema competência e funções.
– Vocês receberam muitas informações, estamos com todas as ferramentas que necessitamos para desenvolver um bom trablho, a partir de agora depende de cada um, da dedicação e da responsabilidade. Todos aqui tens as condições para desenvolver um ótimo trabalho, sigam trabalhando e aproveitando as oportunidades que certamente virão.

Serapião elogiou também o Presidente da FCF pela política de qualificação e pela proximidade com a arbitragem.- Trazer árbitro de fora é uma virtude Presidente, ainda mais tratando-se de árbitros FIFA, siga fazendo pois aproxima a experiência dos novos árbitros e é muito válido no processo de formação dos mesmos.

Após a os agradecimento de Mano Serapião Filho, o Presidente da FCF fez a entrega dos escudos FCF, CBF e FIFA aos árbitros, juntamente com a camisa polo que será utilizada como uniforme para chegada dos árbitros aos estádios.
Veja a galeria de fotos do encerramento da pré-temporada: