2   +   9   =  

As competições do futebol catarinense seguem a programação do calendário 2015, na tarde desta 6ª feira (20), a Diretoria da Federação Catarinense de Futebol realizou a reunião do Conselho Técnico do Campeonato Catarinense da Série B 2015, na sede da Entidade, em Balneário Camboriú. Estiveram presentes os presidentes dos dez (10) clubes participantes da competição.

Conforme a Lei 10.671, o Estatuto de Defesa do Torcedor, após duas temporadas sendo disputada no mesmo formato, em turno e returno, com quadrangular e as partidas finais, a competição poderia sofrer alteração na forma de disputa, caso os membros do Conselho Técnico assim decidissem e foi o que aconteceu.
IMG_8881_600
CLIQUE E BAIXE A FOTO EM ALTA RESOLUÇÃO
O Presidente da Federação Catarinense de Futebol, Dr. Delfim Pádua Peixoto Filho abriu os trabalhos do Conselho Técnico cumprimentando os membros da mesa e desejando boas vindas aos dirigentes dos clubes da Série B. No pronunciamento inicial ressaltou o momento extraordinário pelo qual atravessa o futebol catarinense no cenário nacional. – Os clubes da Série B precisam aproveitar esse impulso do futebol catarinense. Temos o quinto campeonato estadual mais valioso do Brasil, quatro clubes na elite do futebol nacional, nunca estivemos tão fortalecidos, estamos no auge senhores!

A Série B 2015
O primeiro tema em discussão foi a forma de disputa. Com três opções propostas pelos membros do Conselho, a Diretoria da FCF colocou em votação, as três opções. Através do voto qualitativo a proposta sugerida pelo Brusque Futebol Clube foi aprovada por 27 votos contra 25 votos da forma proposta pelo Concórdia.

O Campeonato Catarinense da Série B terá 20 datas, iniciando no dia 14 de junho, com término no dia 30 de agosto. Os dez (10) se enfrentarão em turno e returno com contagem corrida dos pontos disputados. Os dois primeiros colocados estarão garantidos na Série A do Campeonato Catarinense de 2016 e disputarão o confronto eliminatório final. O clube 10º colocado na Série B 2015 será rebaixado à Série C do Campeonato Catarinense em 2016.

Laudos
Após a definição das datas e da nova forma de disputa, o Presidente da FCF abriu espaço para um assunto de extrema importância para os clubes de futebol que participam de competições profissionais. O engenheiro civil contratado pela SC Clubes para assessorar os clubes filiados, Renê da Silva, explanou sobre os prazos e as disposições constantes no Termo de Ajustamento de Conduta, firmado entre o Ministério Público, a Federação Catarinense de Futebol e a SC Clubes.
IMG_8939_600
Com 55 dias de antecedência para início da competição, precisamente no dia 17 de abril, os clubes terão que protocolar na FCF os laudos técnicos da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros Militar, Vigilância Sanitária e de Engenharia. Renê frisou ainda que os laudos têm validade de um(01) ano e que os vigentes podem ser atualizados.

Registros
Em seguida o Presidente da FCF convocou a Sra. Cláudia Regina Teixeira, Gerente do Departamento de Registros, para explanar sobre o novo sistema de registro de atletas da Confederação Brasileira de Futebol. Cláudia foi enfática e expôs aos representantes dos clubes a importância do perfil e comprometimento do profissional que atuará na área de registro dos clubes. – A CBF implantou um sistema de registros complemente novo. O profissional deverá ter certo conhecimento em informática, precisa ser reconhecido com fundamental no processo pelo clube, além de entender a responsabilidade que a função requer. A função exige tempo e bastante concentração, frisou Teixeira.
IMG_8948_600
Pendências financeiras
Antes do encerramento do Conselho Técnico, o Presidente da FCF reiterou que clubes com débitos junto ao Tribunal de Justiça Desportiva do Futebol de Santa Catarina deverão regularizar suas situações conforme os prazos estabelecidos pelo TJD/Fut-SC. Apenas três dos dez clubes participantes da Série B não possuem débitos junto ao tribunal: Concórdia, Porto e Juventus de Seara. Os clubes têm até 3ª feira(24) para quitar os respectivos débitos.

Categorias de base
O Conselho Técnico da Série B definiu também o regulamento das duas competições das categorias de base, Júnior e Juvenil. As competições terão a mesma forma de disputa de 2014, com dois grupos regionalizados compostos por cinco equipes. As competições das categorias de base iniciarão no dia 28 de março e encerrarão na segunda semana de realização da categoria profissional.