9   +   4   =  

A tarde desta 5ª feira (24) foi movimentada na sede administrativa do futebol catarinense, em Balneário Camboriú. A Federação Catarinense de Futebol foi anfitriã de mais uma reunião da Liga Sul Minas, fundada no último dia 09 de setembro, no Rio de Janeiro.

Presidentes e representantes de onze clubes estiveram em Balneário Camboriú para definir os passos seguintes da Liga Sul Minas. Representantes de Coritiba e Flamengo não compareceram. Anfitrião do encontro, o Presidente da Federação Catarinense de Futebol, Dr. Delfim Pádua Peixoto Filho, acompanhou toda reunião e compôs a mesa dos trabalhos, juntamente com o Presidente da Liga e do Cruzeiro, Gilvan de Tinho Tavares, do Vice-Presidente da Liga Nilton Macedo e do secretário Maurício Andrade. “Para nós da Federação Catarinense é uma imensa satisfação receber uma reunião de grandes clubes brasileiros, incluindo cinco filiados nosso, somos a casa do futebol em Santa Catarina”, comentou Delfim.

IMG_1364_600

Liga Sul Minas Rio esteve reunida na sede da Federação Catarinense de Futebol. Foto: Marcelo Negreiros.

– BAIXE A FOTO EM ALTA RESOLUÇÃO
A pauta da reunião da Liga Sul Minas Rio era complexa e a reunião se estendeu por cerca de quatro horas. Segundo informações do Secretário Maurício Andrade, a Liga Sul Minas Rio foi registrada como associação civil sem fins lucrativos e aguarda a emissão do Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica – CNPJ.

Fundadores
Após treze clubes terem composto a reunião de fundação no Rio de Janeiro, outros dois clubes que já haviam participado de edições anteriores da Copa Sul-Minas manifestaram intenção oficial em participar da Liga, Paraná Clube e América Mineiro, que também foram aceitos como fundadores da Liga Sul Minas Rio, efetivada com a participação de 15 clubes como fundadores: Figueirense, Joinville, Chapecoense, Criciúma, Avaí, Flamengo, Fluminense, Internacional, Grêmio, Atlético-MG, Cruzeiro, América MG, Coritiba, Atlético-PR e Paraná Clube.
Para efeitos de votações que estejam relacionadas à realização da Copa Sul Minas Rio, terão direito a voto apenas os clubes participantes da competição.
IMG_1359_600
– BAIXE A FOITO EM ALTA RESOLUÇÃO
Diretor Executivo
Outro tema que foi tratado no encontro em SC foi a contratação do Diretor Executivo da Liga, que estará envolvido com a entidade em tempo integral. Alguns nomes foram sondados e os clubes seguem buscando uma personalidade do ramo, envolvida com futebol e com capacidade de encaminhar negociações junto às emissoras de televisão e à Confederação Brasileira de Futebol.

Apresentação oficial a CBF
A Diretoria da Liga Sul Minas Rio irá definir nas próximas semanas o agendamento de uma reunião com a Diretoria da CBF para apresentar oficialmente a Liga, estabelecendo relações harmônicas e sincronizadas com a CBF e as Federações. A Liga busca adaptar a competição já do calendário de 2016, que já foi publicado pela CBF, pode sofrer alterações até 15 de dezembro.

Formato
A Liga Sul Minas Rio apresentou duas sugestões de formato que podem ser utilizadas, uma com a utilização de oito datas e participação de 12 clubes e outra com nove datas e participação de 10 clubes. A forma com 12 clubes teria três grupos de quatro equipes, turno único, semifinais e finais. Já a forma com 10 clubes teria dois grupos de cinco clubes, turno único, semifinais e finais.

Opções para forma de disputa  forma expostas aos clubes.

Opções para forma de disputa forma expostas aos clubes.