Prove que é um ser humano: 9   +   10   =  

Começou oficialmente na tarde desta 6ª feira (20) o Campeonato Catarinense da Série A 2016 com a realização do Conselho Técnico que definiu o formato da competição e além das datas. A reunião aconteceu na sede da Federação Catarinense de Futebol, em Balneário Camboriú, onde a Diretoria da FCF recebeu presidentes e representantes dos dez clubes participantes. O Catarinense Série A 2016 será em pontos corridos, com turno, returno e finais, uma partida ou duas, dependendo do número de datas disponíveis.

A reunião do conselho técnico iniciou com o Presidente da FCF, Dr. Delfim Pádua Peixoto Filho, saudando a presença de todos os presidentes e representantes de clubes e também da imprensa. Além do Presidente, compuseram a mesa dos trabalhos o gerente do Departamento de Competições, Fábio Nogueira, o procurador jurídico, Rodrigo Capella, o diretor da SC Clubes, Carlos Crispim, e o Presidente do Tribunal de Justiça Desportiva, Alexandre Monguilotti, o Secretario Junior Moresco.
IMG_1817_600
*Baixe fotos em alta resolução.

Duas formas foram apresentados para o Catarinense 2016. A Associação Chapecoense de Futebol endossou a proposta idealizada pela FCF, com a utilização de dezenove (19) datas, contagem de pontos corridos e uma partida final entre as duas primeiras colocadas. Já o Figueirense propôs uma forma também em pontos corridos, porém com os campeões de turno e returno fazendo as finais, ou, a final e os pontos zerados ao final do turno. Após votação qualitativa levando em consideração a classificação do Catarinense 2015, a forma proposta pelo Figueirense venceu por 30 votos a 25.
Nas duas hipóteses, caso haja possibilidade de utilização de vinte datas, serão realizadas duas partidas finais, ida e volta. A equipe que somar mais pontos na classificação geral decidirá o título jogando como mandante. Caso a mesma equipe conquiste o turno e o returno, será declarada campeã sem a disputa da final, ou das finais.

Abertura
A 1ª rodada será realizada no dia 31 de janeiro, provavelmente com uma partida de abertura no sábado (30). O Catarinense Série A 2016 terminará no dia 8 de maio.

Rebaixamento
O Conselho Técnico também colocou em votação o número de equipes que serão rebaixadas para Série B em 2016. O Figueirense liderou a opção com apenas uma equipe rebaixada e o Joinville pela manutenção de duas. Por 29 votos contra 26 duas equipes seguem sendo rebaixadas no Catarinense Série A em 2016.

Tabela
Após a definição da forma de disputa, o Departamento de Competições da FCF deve confeccionar a tabela do Catarinense Série A 2016 na próxima semana.
IMG_1848_600
O Presidente da FCF, Dr. Delfim Pádua Peixoto Filho, comentou a decisão do conselho técnico. “É a forma mais democrática de se disputar uma competição, a Federação está satisfeita. Precisamos fortalecer o campeonato estadual e contamos sempre com o apoio dos clubes, o conselho técnico demostrou isso, todos os clubes pensando o melhor para competição”.

Copa do Brasil
Com a publicação do Ranking Nacional de Clubes e Federações para 2016, Santa Catarina pode contar com, até, seis clubes na Copa do Brasil. Atualmente na 6ª colocação do ranking, em 2015 foram três equipes qualificadas pelo Campeonato Catarinense e duas pelo RNC representando o Estado.

Campeonato Brasileiro D 2016 e 2017
A nova forma de disputa do Catarinense Série A 2016 em turno e returno premia a regularidade das equipes durante a competição. Além da disputa pelo título e pela permanência na elite, o Catarinense 2016 terá importância distinta para os cinco clubes que não possuem calendário nacional: Internacional, Metropolitano, Hermann Aichinger, Brusque e Camboriú.

A Confederação Brasileira de Futebol, através do Departamento de Competições, expediu o Ofício 777/15, que delibera sobre a participação dos clubes no Campeonato Brasileiro da Série D 2016 e 2017. As equipes que se classificarem para a Série D de 2016 estarão também na disputa da competição em 2017. Será a possibilidade de garantir calendário em competições nacionais durante dois anos.

Inscrições
Após a sondagem dos clubes e a proposição do Departamento de Competições para limitar o número de inscrições, a medida acabou não sendo aprovada. Os clubes terão até o dia 11 de abril para inscrever atletas na competição.
10 - REGUA SERIE A 2016_atual.fw