8   +   7   =  

O Campeonato Catarinense da Série B 2016, a segunda competição mais importante do calendário do futebol catarinense, foi definido na tarde desta 2ª feira (29) na reunião do Conselho Técnico, realizada na sede da Federação Catarinense de Futebol, em Balneário Camboriú. A Diretoria da FCF recebeu presidentes e representantes de nove dos dez clubes envolvidos na disputa para confirmar as datas da categoria profissional e discutir a forma de disputa das categorias de base vinculadas à categoria profissional, sub-17 e sub-15.A única ausência foi do Clube Atlético Juventus.

O Catarinense Série B 2016 começa no dia 17 de julho e conhecerá seu campeão no dia 27 de novembro. A competição terá a mesma forma de disputa da Série B de 2015, em pontos corridos, turno e returno, com os dois primeiros colocados fazendo as finais em confronto eliminatório. Por força da Lei 10.671, o Estatuto de Defesa do Torcedor, que no inciso II do parágrafo 5º do Artigo 9º, estabelece que as competições profissionais tenham o mesmo regulamento por dois anos consecutivos.
IMG_3980_600
-BAIXE A FOTO EM ALTA RESOLUÇÃO / Créditos: Marcelo Negreiros / FCF
O Presidente da FCF, Dr. Delfim Pádua Peixoto Filho, conduziu os trabalhos da reunião, que contou ainda com a presença do Gerente do Departamento de Competições, Fábio Nogueira, do Procurador Jurídico Rodrigo Capella, do Diretor da SC Clubes, Carlos Fernando Crispim e dos Assessores José Carlos Goulart Júnior e Luiz Felipe Heusi da silva.

Confira os clubes que têm o direito de disputar o Catarinense Série B 2016 pelos critérios técnicos:
Marcílio Dias
Atlético Tubarão
Juventus
Concórdia
Operário de Mafra
Porto
Hercílio Luz
Juventus Seara
Barra FC
SC Litoral

O Gerente do Departamento de Competições, Fábio Nogueira, comentou sobre o formato do Catarinense Série B 2016. – Felizmente temos uma competição com quatro meses de duração para os clubes da Série B. Forma em turno e returno e pontos corridos pode não proporcionar tanta emoção como os confrontos eliminatórios mas é a mais justa.

Rodrigo Capella, Delfim Peixoto Filho e Fábio Nogueira.

Rodrigo Capella, Delfim Peixoto Filho e Fábio Nogueira.

– BAIXE A FOTO EM ALTA RESOLUÇÃO / Créditos: Marcelo Negreiros / FCF
Nogueira também comentou a possibilidade dos clubes do Catarinense Série B participarem da Copa Santa Catarina Sub-20. – Ampliamos o calendário do futebol catarinense e abrimos a possibilidade para os clubes da Série B participarem da Copa SC Sub-20, que vai de março a junho. Quatro clubes confirmaram presença na disputa Marcílio Dias, Tubarão, Operário de Mafra e Porto. Esses clubes poderão compor boas equipes de base para a Série B, além de experimentarem o enfrentamento com os clubes da Série A.

Categorias de base
Os representantes dos clubes do Catarinense Série B decidiram junto com o Departamento de Competições da FCF o formato das duas categorias de base vinculadas, Sub-17 e Sub-15. Para diminuir os custos, as duas competições terão formas de disputa idênticas. As competições iniciarão no dia 23 de abril e terminarão no dia 09 de julho.

As dez equipes estarão divididas em dois grupos de cinco equipes. Os clubes jogarão dentro dos grupos em contagem de pontos corridos, turno e returno. As equipes que somarem mais pontos em cada grupo farão as finais em dois jogos. A equipe que somar mais pontos dentro do segu respectivo grupo terá a vantagem de decidir o título da categoria jogando como mandante.