10   +   6   =  

O Campeonato Catarinense da Série A 2017 começou oficialmente na tarde desta 5ª feira (17) com a realização da reunião do Conselho Técnico que definiu por unanimidade a manutenção da forma atual para a edição 2017. O Campeonato Catarinense 2017começará no dia 29 de janeiro e terminará no dia 7 de maio e será disputado em até três fases, turno, returno e finais.

Compuseram a mesa: Arlindo Reis, Sandro Pallaoro, Rodrigo Capella, Delfim Peixoto Filho, Fábio Nogueira, Robson Vieria e Júnior Moresco.

Compuseram a mesa: Arlindo Reis, Sandro Pallaoro, Rodrigo Capella, Delfim Peixoto Filho, Fábio Nogueira, Robson Vieria e Júnior Moresco.

A Diretoria da Federação Catarinense de Futebol recebeu os presidentes dos dez clubes participantes, membros da imprensa e convidados na sede da Entidade, em Balneário Camboriú, para a reunião do Conselho Técnico. O Presidente da FCF, Dr. Delfim Pádua Peixoto Filho abriu a reunião agradecendo e saudando a presença de todos, posteriormente entrou nos temas da pauta do Conselho Técnico.

img_8062_600
O primeiro tema foi relacionado à definição da forma de disputa. Por força do parágrafo segundo, do inciso 5º do Artigo 9º da Lei 10.671, o Estatuto de Defesa do Torcedor, a forma de disputa da competição precisa vigorar por dois anos consecutivos. Considerando o impedimento legal, a forma de disputa do Campeonato Catarinense da Série A 2017 será idêntica a de 2016.

A forma
O Catarinense 2017 será disputado em até três fases, turno, returno e finais. Em todas as fases as equipes iniciam com zero ponto. Nas duas primeiras fases, turno e returno, as equipes se enfrentarão todas entre si em pontos corridos. A equipe que somar mais pontos será declarada campeã e assegura vaga na 3ª Fase, Finais.

A equipe que obtiver mais pontos na soma das fases turno e returno terá vantagem de decidir o título como mandante do segundo jogo das finais. Caso a mesma equipe conquiste o turno e returno, será declarada campeã sem a realização das finais.

Rebaixamento
Também considerando o impedimento legal do Estatuto de Defesa do Torcedor, as duas equipes que obtiverem o menor número de pontos na soma das duas primeiras fases estarão rebaixadas ao Catarinense Série B em 2018.

Copa Santa Catarina
Por unanimidade dos votos, o Conselho Técnico do Catarinense Série A 2017 decidiu pela realização da Copa Santa Catarina 2017. A Diretoria da FCF convocará posteriormente a reunião do Conselho Técnico da competição que definirá datas, forma de disputa e número de participantes. O campeão da Copa SC 2017 será um dos representantes catarinenses na Copa do Brasil 2017.

Inscrições
Uma das novidades do Catarinense 2017 será o limite de inscrições de atletas. Cada clube poderá inscrever até 45 atletas para a disputa de toda competição. A solicitação partiu do Tribunal de Justiça Desportiva do Futebol de Santa Catarina e tem como objetivo impedir que atletas inscritos no Campeonato Catarinense da Série A 2017 cumpram eventuais punições em outras competições.

img_7961_300Novo visual da Bola Penalty S11 2017
Outra novidade do Catarinense Série A 2017 é o visual da Bola Penalty S11. A bola oficial da competição manteve a tecnologia do modelo S11, mas ganhou um novo design, branca com detalhes em tons alaranjado, roxo e preto.