7   +   5   =  

Além do forte calor peculiar do verão em Itajaí, no Litoral Norte catarinense, o sábado(14) foi de desafio para os 110 candidatos inscritos à função de árbitro(a) assistente do quadro de arbitragem 2017 da Federação Catarinense de Futebol. As avaliações aplicadas pela Comissão de Arbitragem da FCF foram executadas em quatro etapas.

Às 15h30min, no auditório da Câmara Municipal de Vereadores de Itajaí, foi aplicado o teste teórico, baseado no livro das regras do jogo da Internacional Board e editado pela Confederação Brasileira de Futebol. Os candidatos responderam 25 questões de múltipla escolha, com três alternativas para cada uma. A média exigida para aprovação é 7,0 pontos.
img_8936_600
Após a execução do teste teórico, a partir das 17 horas, na Pista Sintética da Fundação Municipal de Esportes e Lazer de Itajaí, iniciou a aplicação das três etapas do teste físico para árbitros(as) assistentes. A primeira delas é o teste intitulado “CODA”, que exige agilidade, alternando arranque com deslocamento lateral e mudança de direção, exercício específico para árbitros(as) assistentes.

A segunda etapa do teste físico consiste em 6 tiros curtos de 40 metros. A terceira e última etapa do teste físico é tradicionalmente a mais difícil da avaliação física para os candidatos, consiste em 40 tiros longos de 75 metros.
img_9119_600
Cada etapa do teste físico tem especificação de tempo respectiva para cada categoria, conforme quadro abaixo. Primeiramente foram submetidos os 92 candidatos ao quadro masculino de árbitro assistente, posteriormente foram avaliadas as 18 candidatas ao quadro feminino. Os resultados serão divulgados pela Comissão de Arbitragem da FCF na próxima 2ª feira(16).
img_9049_600
Os candidatos precisaram apresentar, obrigatoriamente, atestado médico de capacitação para realização de atividades físicas. Na pista, além de líquidos para hidratação e frutas, a Federação Catarinense de Futebol disponibilizou ambulância equipada com desfibrilador, assistência médica e também massagista para lesões eventuais.
img_8968_600
Neste domingo (15) as avaliações para quadro de arbitragem 2017 da Federação Catarinense de Futebol prosseguem em Itajaí. No período da manhã serão submetidos os membros de elite do quadro catarinense de 2016, árbitros(as) e árbitros(as) assistentes que integram também o quadro da Confederação Brasileira de Futebol. No período vespertino será a vez dos candidatos(as) a árbitro(a) para o quadro 2017 da FCF que não fazem parte do quadro nacional.
img_8983_600
VEJA A GALERIA DE FOTOS:
VEJA E BAIXE TODAS AS FOTOS DO 1º DIA
(Fotos: Assessoria de Imprensa FCF)


indices_2