8   +   2   =  

A Federação Catarinense de Futebol promoveu na manhã deste domingo (07), no auditório da Prefeitura Municipal de Chapecó, palestra instrutiva de arbitragem sobre as atualizações das Regras do Jogo e sobre preenchimento de súmula eletrônica. Compareceram 23 árbitros e assistentes de sete Ligas Não Profissionais da região Oeste, além do Observador CBF, Claudemir Mafessoni e do Presidente da Liga Chapecoense de Futebol, Wilmar Francisco Zeni.

O evento iniciou com o programador Rafael Lanza da Simple System, empresa de tecnologia parceira da FCF, fazendo explanação aos árbitros (as) participantes sobre o preenchimento da súmula eletrônica. Durante aproximadamente 30 minutos, Lanza realizou passo a passo os procedimentos de preenchimento do documento online. “O processo é simples, mas requer atenção, é muito importante que os árbitros dominem o preenchimento para constatação precisa dos dados das partidas”, comentou Rafael Lanza. A súmula eletrônica foi implantada pela FCF em 2015 no Campeonato Catarinense e foi ampliada para todas as competições realizadas pela Federação Catarinense de Futebol desde 2016.

Vayran da Silva Rosa e Rafael Lanza.


O restante da manhã foi destinado à participação do Instrutor FCF/CBF, Vayran da Silva Rosa, que proferiu a palestra sobre a atualização das Regras do Jogo, juntamente com as Emendas. Vayran repassou instruções sobre as 17 regras, com apresentação de vídeos para análise e discussões. Conforme as atualizações, foi dada ênfase para as Regra 5 – O Árbitro, Regra 6 – Os Outros Oficiais de Arbitragem, a Regra 11 – Impedimento e Regra 12 – Faltas e Incorreções.

Veja a relação das Ligas tiveram árbitros filiados participando do evento:
Liga Atlética Caçadorense
Liga Chapecoense de Futebol
Liga Desportiva Concordiense
Liga Esportiva Fronteirista
Associação Liga Esportiva Oestina
Liga Esportiva Xanxerense
Liga Maravilhense de Desportos