5   +   1   =  

O Campeonato Catarinense Júnior 2017 é mais uma competição definida para o calendário de competições da Federação Catarinense de Futebol. Na tarde desta 2ªfeira(24), a Diretoria da FCF recebeu na sede da Entidade, em Balneário Camboriú, os presidentes e representantes dos dez clubes participantes do Catarinense Série A na reunião do conselho técnico da categoria Sub-19.

– VEJA MAIS FOTOS
O Campeonato Catarinense Júnior terá oito clubes, já que Brusque FC e CN Almirante Barroso não manifestaram interesse em participar. Dois clubes garantem vaga na Copa São Paulo de Futebol Júnior 2018.

Os demais clubes do Catarinense Série A irão disputar a competição que iniciará no dia 25 de agosto e terminará no dia 3 de novembro: Associação Chapecoense, Avaí FC, Criciúma EC, Figueirense FC, Joinville EC, EC Internacional, CA Tubarão e CA Metropolitano.

O Presidente da FCF, Rubens Renato Angelotti, deu sequência às atividades convocando e saudando a presença dos presidentes de clubes interessados na disputa. – Precisamos seguir movimentando nossas categorias de base, há muitos atletas em transição para o profissionalismo nesta faixa etária, falou Angelotti. Em seguida foi colocada em discussão a forma de disputa e várias situações do regulamento.

Forma de disputa
O Catarinense Júnior 2017 é destinado aos atletas nascidos entre 98 e 2000. Sendo que cada clube poderá incluir, até, três atletas nascidos em 1997 por partida.

A competição terá três fases: 1ª Fase – Turno Único, 2ª Fase – Semifinais e 3ª Fase – Finais. Na primeira fase as equipes se enfrentarão em todas entre si em jogos de ida. Os quatro melhores colocados estarão classificados para a 2ª Fase – Semifinais.

As semifinais e finais serão disputadas no sistema de confronto eliminatório, jogos de ida e volta. O 1º colocado enfrentará o 4º colocado, enquanto o 2º encara o 3º colocado.

O Catarinense Júnior Sub-19 terá partidas disputas nas 6ª feiras. Os clubes poderão inscrever atletas até o dia 5 de outubro, um dia útil antes da 7ª rodada da 1ª Fase.

Conforme decisão do conselho técnico, as partidas da 2ª Fase – Semifinais e da 3ª Fase – Finais serão disputadas nos estádios dos clubes.

Vagas na Copa São Paulo
Em 2018 Santa Catarina terá direito a cinco vagas na principal competição da categoria no Brasil. Os dois clubes participantes do Brasileiro Série A recebem convite da Federação Paulista, Ass. Chapecoense e Avaí FC. O Criciúma EC garantiu a vaga pelo título da Copa SC Sub-20 2017.

As outras duas vagas estarão em disputa no Catarinense Júnior 2017. Caso alguma equipe classificada já esteja na Copa São Paulo, o critério técnico estabelecerá qual equipe irá à competição organizada pela FPF.