1   +   2   =  

Começa no próximo domingo (10) o Campeonato Catarinense de Futebol Feminino 2017. A décima edição da competição terá participação de quatro clubes: AE Kindermann, Associação Desportiva Pé na Bola Cabeça na Escola, Fluminense FC e Associação Napoli Caçadorense. Veja os dois jogos da rodada de abertura:


– VEJA A TABELA COMPLETA DO CATARINENSE FEMININO 2017
A principal novidade da competição é a indicação de um clube para a disputa do Campeonato Brasileiro Feminino A-2 em 2018. O futebol feminino catarinense já conta com a participação da AE Kindermann na elite do futebol feminino nacional, o Campeonato Brasileiro Feminino A-1.

O Catarinense Feminino integra o calendário oficial de competições da FCF desde 2007, a competição registra a hegemonia do trabalho de excelência realizado em Caçador pelo patrono do futebol feminino, Sr. Salésio Kindermann. A Associação Esportiva Kindermann é atual octacampeã catarinense (2008, 09, 10, 11, 12, 13, 14 e 15).

Em 2016 a competição não foi realizada em virtude da tragédia ocorrida com a delegação da Chapecoense, que abalou a estrutura administrativa do futebol catarinense com a perda do Presidente da Entidade, Dr. Delfim Pádua Peixoto Filho, justamente no período de organização da competição, que seria disputada também por quatro equipes.

Forma de disputa
O Catarinense Feminino 2017 será disputado em até três fases: turno, returno e finais. Nas duas primeiras fases, turno e returno, as equipes se enfrentarão no sistema de pontos corridos. Após o encerramento da 1ª Fase – Turno, a equipe que somar o maior número de pontos estará classificada para a 3ª Fase – Finais.

Assim como no turno, a equipe que somar o maior número de pontos na 2ª Fase – Returno estará classificada para a 3ª Fase – Finais. Caso a mesma equipe conquiste a 1ª Fase e a 2ª Fase não haverá a 3ªFase – Finais e a equipe será declarada campeã do Catarinense Feminino 2017.

Caso a AE Kindermann, que participa do Campeonato Brasileiro Feminino A-1 seja campeã, a equipe com melhor índice técnico, soma de pontos do turno e do returno será designada para participar do Campeonato Brasileiro Feminino A-2 em 2018.

Se duas equipes distintas conquistarem as duas primeiras fases, turno e returno, disputarão a 3ªFase – Finais. A 3ª Fase – Finais será disputada no sistema de confronto eliminatório, jogos de ida e volta. A equipe que somar mais pontos ao final dos dois jogos será campeã.

Na 3ª Fase – Finais, a equipe com melhor campanha na soma dos pontos do turno e do returno será mandante da segunda partida. Se ao final da segunda partida houver empate em número de pontos, a equipe com melhor saldo de gols na 3ª Fase será campeã. Persistindo o empate no saldo de gols, também a equipe mandante ficará com o título.