8   +   5   =  

A Federação Catarinense de Futebol publicou nesta 6ª feira(17) os documentos oficiais do Campeonato Catarinense da Série A 2018. A publicação cumpre o prazo determinado pelo Artigo 9º da Lei Nº 10.671, o Estatuto de Defesa do Torcedor. A competição começará no dia 17 de janeiro e terminará no dia 8 de abril.
– Veja os documentos oficiais do Catarinense Série A 2018

 

 

 

Veja os jogos da rodada de abertura:

O destaque da rodada de abertura da competição é o clássico da cidade de Tubarão, Hercílio Luz FC X CA Tubarão. A partida será no Estádio Anibal Torres Costa, em Tubarão, na 4ª feira (17) de janeiro. Bi-campeão catarinense em 1957 e 1958, o Hercílio Luz FC volta a disputar o Campeonato Catarinense da Série A no ano em que completa seu centenário de fundação.

Atual campeã, a Associação Chapecoense de Futebol estreia atuando no Oeste do Estado mas como visitante, enfrentará o Concórdia AC, no Estádio Domingos Machado de Lima, em Concórdia. Campeão do Catarinense Série B em 2017, o Concórdia AC volta a disputar a elite do futebol catarinense após cinco anos. A Associação Chapecoense de Futebol busca o inédito tricampeonato.

Já o clássico mais tradicional do futebol catarinense, Avaí FC X Figueirense FC, acontecerá nos dias 28 de janeiro e 18 de março. O primeiro será na 4ª rodada, no Estádio Dr. Aderbal Ramos da Silva e o segundo, no Estádio Orlando Scarpelli, será válido pela 13ª rodada.

Forma de disputa
A forma de disputa da competição foi definida na reunião do Conselho Técnico realizada no último dia 06 de novembro. O Catarinense Série A 2018 será disputado no sistema de pontos corridos, em etapa única de 18 rodadas. A equipe que somar mais pontos ao final das 18 rodadas será campeã. As duas equipes que somarem o menor número de pontos estarão rebaixadas ao Catarinense Série B em 2019.

O Conselho Técnico decidiu ainda que há a possibilidade de outras duas hipóteses para inserção de uma partida final, em caso de 19 datas e de dois confrontos semifinais também em partida única, com 20 datas disponíveis. Caso sejam efetivadas as hipóteses com final ou semifinal e final, se houver empate ao término das partidas a definição do campeão, ou dos finalistas, será através da cobrança de penalidades.

Em caso de realização da partida final, os dois clubes que somarem mais pontos serão finalistas. A equipe 1ª colocada será mandante da partida final. Em caso de realização também da semifinal, os quatro primeiros colocados estarão classificados. A semifinal também será em partidas únicas e terá como mandantes os dois primeiros colocados. O 1º colocado enfrentará o 4º colocado, enquanto o 2º colocado receberá o 3º colocado.

Fábio Nogueira, Manoel Flores, Rubens Angelotti e Marco Antônio Martins.

Comitiva catarinense na sede da CBF
Na última 3ª feira (14) o Presidente da Federação Catarinense de Futebol, Rubens Renato Angelotti, liderou a comitiva catarinense que esteve na sede da Confederação Brasileira de Futebol, no Rio de Janeiro, para tentar viabilizar junto ao Departamento de Competições da CBF uma ou duas datas a mais para o Catarinense Série A 2018.

A definição sobre a possibilidade de realização da partida final ou das semifinais e da final será até o 1º de dezembro, data na qual a Federação Catarinense de Futebol irá homologar a tabela e o regulamento do Catarinense Série A 2018.