Prove que é um ser humano: 1   +   4   =  

Estão definidos os formatos de disputa das duas categorias de base vinculadas ao Campeonato Catarinense Série A 2018. A Diretoria da Federação Catarinense de Futebol recebeu na tarde desta 3ª feira (06), na sede da Entidade, em Balneário Camboriú, presidentes e representantes dos onze clubes participantes do Catarinense Infantil(Sub-15) e Juvenil (Sub-17) Série A 2018 na reunião do Conselho Técnico que definiu a forma de disputa das duas categorias.

– VEJA E BAIXE MAIS FOTOS

As duas competições terão formas de disputa e tabelas idênticas, com onze clubes buscando o título de cada categoria, já que o Guarani de Palhoça possui o Certificado de Clube Formador da Confederação Brasileira de Futebol e disputará em 2018 as duas competições de base do Catarinense Série A, conforme decisão do Conselho Técnico realizado em 6 de novembro de 2017.

O Gerente de Competições da FCF, Fábio Marcel Nogueira, abriu a reunião do conselho técnico agradecendo a presença de todos, parabenizando os campeões das edições de 2017, Avaí FC no Infantil e Criciúma EC no Juvenil. Nogueira ratificou ainda a importância das competições das categorias de base para o esporte. – O sucesso das categorias de base na formação de atletas é cada vez mais importante para os clubes e para o equilíbrio das finanças. Sabemos que o trabalho requer alto investimento em médio e longo prazo, por isso precisamos organizar competições que proporcionem um calendário atrativo.

Além do Gerente de Competições, também compuseram a mesa dos trabalhos o Procurador Jurídico da FCF, Rodrigo Capella, o Superintendente Lédio D´Altoé, o Diretor de Relações Institucionais, Carlos Crispim, o membro da Comissão de Arbitragem, Cantucho João Setubal e o Assessor de Competições, José Carlos Goulart Júnior.

Forma de disputa
As duas competições terão formas de disputa e tabelas idênticas. As partidas do Catarinense Infantil Sub-15 serão às 13h30min e as partidas do Catarinense Juvenil Sub-17 serão realizadas às 15h15min. Os jogos da categoria Infantil terão duração de 35 minutos, enquanto da categoria Juvenil terão 45 minutos.

As competições iniciarão no dia 05 de maio e terminarão no dia 08 de dezembro, com o recesso de férias no mês de julho. Os jogos serão realizados preferencialmente aos sábados. As categorias Sub-15 e Sub-17 do Campeonato Catarinense da Série A de 2018 terão cinco fases: turno, returno, quartas de finais, semifinais e finais.

Nas duas primeiras fases, turno e returno, as equipes se enfrentarão em pontos corridos. As oito equipes que obtiverem mais pontos no somatório das duas primeiras fases, turno e returno, estarão classificadas para 3ª fase, quartas de finais.

As fases quartas de finais, semifinais e finais serão disputadas no sistema de confronto eliminatório, jogos de ida e volta. As equipes que somarem mais pontos ao final do jogo de volta estarão classificadas para fase seguinte. Persistindo empate em número de pontos, as equipes com melhor saldo de gols somente no confronto da respectiva fase avançam. Caso haja empate também no saldo de gols, as equipes mandantes se classificarão.

Inscrições
Cada clube deverá inscrever no mínimo 18 atletas e poderá inscrever no máximo 50 atletas. As inscrições poderão ser realizadas até o dia 1º de novembro, data que antecede a realização da 11ª rodada do returno.

Estádios
Cada clube deverá apresentar três praças de esporte para realização dos jogos, além do Estádio, outros dois campos alternativos que serão vistoriados pela FCF e devem estar localizados, no máximo, até 30 Km de distância do município sede do clube. As partidas da 5ª Fase – Finais deverão ser realizadas obrigatoriamente nos estádios.