10   +   2   =  

Polo Vale do Itajaí e Região Norte encerra ciclo de palestras sobre atualizações das regras do jogo

O Departamento de Arbitragem da Federação Catarinense de Futebol/DA-FCF encerrou no último fim de semana o ciclo de palestras sobre as atualizações das Regras do Jogo – IFAB (International Football Association Board) com a realização do Polo Vale do Itajaí e Região Norte. O ciclo idealizado pelo DA-FCF teve como objetivo qualificar os árbitros, através de programa de atualização continuada da Federação Catarinense de Futebol, visando uniformização de critérios para as competições estaduais e regionais.

VEJA E BAIXE MAIS FOTOS

As atividades teóricas do Polo Vale do Itajaí / Região Norte foram no auditório da AMMCI – Associação dos Municípios do Médio Vale do Itajaí, já os trabalhos práticos e físicos aconteceram na Sociedade Desportiva Vasto Verde. Além das atualizações das Regras do Jogo, através do ciclo de palestras a CA/FCF repassou aos participantes as orientações gerais da Comissão de Arbitragem da FCF, no que tange atitudes e comportamentos dos árbitros.

O ciclo também busca promover no quadro catarinense de arbitragem a uniformização da capacitação, possibilitando o desenvolvimento de um modelo de arbitragem para todas as competições de Santa Catarina e das Ligas Não Profissionais.

Orientação e qualificação dos árbitros para as suas tomadas de decisões técnicas e disciplinares, bem como avaliação da capacidade cognitiva dos árbitros, através de testes de regra, também foram metodologias aplicadas. Assim como as dinâmica aplicadas nas palestras de análise da capacidade técnica dos árbitros, através da exibição de vídeo-testes;

O ciclo possibilitou ainda aos participantes a demonstração através de treinamentos práticos, das potencialidades técnicas de posicionamento, postura e de trabalho em equipe, que objetivam à equipe de arbitragem a melhor decisão para a marcação.