2   +   3   =  

FCF promove Curso RAP- FIFA e realiza avaliações físicas para integrantes do quadro nacional

A Federação Catarinense de Futebol promove na próxima 2ª feira (22), na sede da Entidade, em Balneário Camboriú, palestra de atualização das orientações do Curso RAP-FIFA para os árbitros(as) e assistentes do quadro catarinense de arbitragem, que também integram o quadro da Confederação Brasileira de Futebol e bateria de avaliações físicas complementares para sequência das competições realizadas pela CBF.

A FCF convocou os 40 integrantes catarinenses membros do quadro nacional para as avaliações, 13 árbitros, 16 árbitros assistentes, 3 árbitras e 16 árbitras assistentes. A palestra do Curso RAP-FIFA iniciará às 13h30min e será ministrada pelo instrutor técnico e Diretor do Departamento de Arbitragem, Marco Antônio Martins. Martins realizou o Curso RAP-FIFA no início do mês de setembro, em Águas de Lindóia, interior paulista.

Testes físicos complementares
A partir das 17 horas os integrantes catarinenses do quadro de arbitragem da CBF  serão submetidos às avaliações físicas complementares para a sequência das competições nacionais no campo da Fundação Municipal de Esportes, localizado ao lado da sede da FCF, em Balneário Camboriú. As avaliações serão aplicadas pelo instrutor físico CBF/FCF de Santa Catarina, professor Jolmerson de Carvalho.

Foto: Marcelo Negreiros / Arquivo FCF.

Os árbitros serão submetidos aos testes “Yo-yo Dinâmico” e “7×7×7″. Já os assistentes realizarão os testes “Ariet” e “Coda”. O teste “Yo-yo Dinâmico” tem como objetivo avaliar a resistência dos árbitros utilizando corrida de 40 metros para frente com alternância de direção a cada 20 metros. O teste “7×7” avalia agilidade.

Na categoria dos assistentes, o teste “Ariet” trabalha a resistência, alternando seções de corrida para frente com mudança de direção, sentido e deslocamento lateral. Enquanto o teste “Coda”, avalia a resistência.

Durante a realização dos testes, todos os integrantes utilizarão monitoramento cardíaco com indicador de frequencímetro, que possibilita a todos a percepção da real condição da demanda de esforço.

Índices:

Avaliações para assistentes:  CODA e ARIET;
Avaliações para árbitros Árb. 7x7x7 e YO-YO. Favor levar frequencímetro.
Pontos de corte:
ÁRB. 7x7x7= 4.90s (FEM.= 5.30S)
ÁRB. YO-YO= Nível 18.5 – 1920m (FEM.= 17.5 – 1600m).
ASSIST. CODA=10.10s e ARIET= Nível 15.3 – 1170m (FEM.= 11.10s  e ARIET= Nível 14.3  820m).