1   +   3   =  

Catarinense Série A 2019 terá semifinal e final

A Federação Catarinense de Futebol, através do Departamento de Competições Principais, divulgou o desdobramento da tabela do Campeonato Catarinense Série A 2019 com a inserção da 2ª Fase – Semifinal, confirmando a terceira hipótese de regulamento para a  competição, em três fases:
1ª Fase – Turno e Returno
2ª Fase – Semifinal
3ª Fase – Final

– VEJA A TABELA DA SÉRIE A 2019 

Síntese da forma de disputa
O Campeonato Catarinense Série A 2019 será disputado em três fases. Na 1ª Fase as equipes se enfrentarão entre si no sistema de pontos corridos em turno e returno. As quatro equipes que somarem mais pontos estarão classificadas para 2ª Fase – Semifinal.

A 2ª Fase – Semifinal e a 3ª Fase – Final será disputada no sistema de confronto eliminatório em jogo único. Na 2ª Fase – Semifinal os clubes 1º e 2º colocados serão mandantes.  O 1º colocado enfrentará o 4º colocado, enquanto o 2º colocado receberá o 3º colocado.

Na 3ª Fase – Final a equipe melhor classificada na 1ª Fase – Turno e Returno será mandante. Na 2ª Fase e na 3ª Fase se houver empate ao término das partidas de confronto eliminatório (semifinal e final) a definição do campeão, ou dos finalistas, será através da cobrança de penalidades.

O Campeonato Catarinense Série A 2019 começará no dia 16 de janeiro com duas partidas, confira os jogos da rodada de abertura que terá outros três jogos na 5ª feira (17):
Histórico
O Campeonato Catarinense de Futebol é disputado desde 1924. Ao longo das 94 edições anteriores, o Figueirense FC conquistou a competição em 18 oportunidades, sendo o atual campeão e detentor da hegemonia em títulos. O Campeonato Catarinense de Futebol não foi realizado apenas no ano de 1946, ano em que a FCF esteve suspensa pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva em virtude de a Seleção Catarinense não ter comparecido ao jogo com a Seleção Paranaense, em Curitiba, válido pelo Campeonato Brasileiro de Seleções em 1945. Já em 1933 a competição foi realizada, porém os clubes participantes entraram em desacordo e não houve um campeão homologado.