4   +   1   =  

Categorias de base da Série A iniciarão em maio de 2019

Estão mantidas as formas de disputa das duas categorias de base vinculadas ao Campeonato Catarinense Série A 2019. A Diretoria da Federação Catarinense de Futebol recebeu na tarde desta 5ª feira (06), na sede da Entidade, em Balneário Camboriú, representantes dos onze clubes participantes do Catarinense Infantil(Sub-15) e Juvenil (Sub-17) Série A 2019 na reunião do Conselho Técnico que definiu pela manutenção da forma de disputa das duas categorias.

– VEJA E BAIXE MAIS FOTOS

As duas competições terão formas de disputa e tabelas idênticas, com dez clubes buscando o título de cada categoria. O presidente da FCF, Rubens Angelotti, abriu a reunião do conselho técnico agradecendo a presença de todos e imediatamente acionando o diretor de competições principais Fábio Nogueira para explanar sobre a forma de disputa.

Em unanimidade, os clubes optaram pela manutenção do formato das duas categorias, Infantil e Juvenil. A única alteração no regulamento foi o critério de desempate em caso de igualdade no saldo de gols nas fases de confronto eliminatório, cuja decisão será nas penalidades.

Forma de disputa
As duas competições terão formas de disputa e tabelas idênticas. As partidas do Catarinense Infantil Sub-15 serão às 13h30min e as partidas do Catarinense Juvenil Sub-17 serão realizadas às 15h15min. Os jogos da categoria Infantil terão duração de 35 minutos, enquanto da categoria Juvenil terão 45 minutos.

As competições iniciarão no dia 11 de maio e terminarão no dia 23 de novembro, com o recesso de férias no mês de julho. Os jogos serão realizados preferencialmente aos sábados. As categorias Sub-15 e Sub-17 do Campeonato Catarinense da Série A de 2019 terão cinco fases: turno, returno, quartas de finais, semifinais e finais.

Nas duas primeiras fases, turno e returno, as equipes se enfrentarão em pontos corridos. As oito equipes que obtiverem mais pontos no somatório das duas primeiras fases, turno e returno, estarão classificadas para 3ª fase, quartas de finais.

As fases quartas de finais, semifinais e finais serão disputadas no sistema de confronto eliminatório, jogos de ida e volta. As equipes que somarem mais pontos ao final do jogo de volta estarão classificadas para fase seguinte. Persistindo empate em número de pontos, as equipes com melhor saldo de gols somente no confronto da respectiva fase avançam. Caso haja empate também no saldo de gols, a decisão do classificado, ou do campeão, será através da cobrança de penalidades.

Catarinense Júnior Série A 2019
Para contemplar a necessidade dos clubes e viabilizar sequência de calendário de competições aos atletas nascidos em 1999, no último ano da categoria júnior, a FCF propôs a realização do Campeonato Catarinense Júnior Série A no primeiro semestre de 2019, ficando o segundo semestre aberto para a participação dos clubes em competições regionais e nacionais.

Estádios
Cada clube deverá apresentar três praças de esporte para realização dos jogos, além do Estádio, outros dois campos alternativos que serão vistoriados pela FCF e devem estar localizados, no máximo, até 30 Km de distância do município sede do clube. As partidas da 5ª Fase – Finais deverão ser realizadas obrigatoriamente nos estádios.