10   +   8   =  

Joinville é o primeiro catarinense a estrear na Copa do Brasil

O Joinville Esporte Clube é o primeiro representante do futebol de Santa Catarina a estrear na Copa do Brasil 2019. Serão sete clubes catarinenses entre os 91 participantes da competição mais democrática do futebol brasileiro, que confronta gigantes do futebol nacional com os tradicionais clubes de torcidas regionais, envolvendo agremiações de todos os 27 estados e do Distrito Federal.

O JEC é o 39º colocado no Ranking de Clubes da CBF com 3.758 pontos, está no Grupo 28 da Copa do Brasil 2019 e irá enfrentar o Atlético Cearense, 176º colocado no RNC/CBF2019 com 216 pontos. O time cearense será mandante da partida única, nesta 4ª feira (07), no Estádio Presidente Vargas, em Fortaleza, às 21h30. A equipe que vencer estará classificada à 2ª Fase. Ainda conforme o regulamento da 1ª Fase, o time catarinense tem a vantagem do empate para se classificar.

Demais estreias serão nos dias 13 e 14
Com o detalhamento da ordem das partida válidas pela 1ª Fase da Copa do Brasil pela Diretoria de Competições da Confederação Brasileira de Futebol, os demais representantes catarinenses estrearão nos dias 13 e 14 de fevereiro, confira:

Histórico
O futebol de Santa Catarina já decidiu o título da Copa do Brasil em duas oportunidades, com um triunfo e uma derrota. Em 1991, fardado com as cores do Criciúma Esporte Clube, conquistou o título inédito da competição. A consagração do Criciúma veio após dois empates diante do Grêmio/RS, 1 a 1 no Estádio Olímpico, em Porto Alegre e  novo empate sem gols no Estádio Heriberto Hülse, em Criciúma.

Foto: Arquivo Criciúma Esporte Clube.

O futebol de Santa Catarina voltou a decidir o título da Copa do Brasil dezesseis anos após a conquista do Criciúma, em 2007, na oportunidade o Figueirense Futebol Clube enfrentou o Fluminense/RJ, empatou no Maracanã em 1 a 1 e acabou perdendo por 1 a 0 no Estádio Orlando Scarpelli, em Florianópolis, ficando o vice-campeonato.