0   +   6   =  

Copa Santa Catarina Sub-13 terá doze clubes na disputa

Esta definido o formato da primeira edição da Copa Santa Catarina Sub-13, competição oficial que envolverá os atletas mais jovens do calendário do futebol catarinense. A segunda reunião do conselho técnico que analisou e aprovou a forma de disputa proposta pelo Departamento de Competições Especiais da FCF, aconteceu na tarde desta 4ª feira (17) na sede da Entidade, em Balneário Camboriú.

A realização da Copa Santa Catarina Sub-13 atende uma demanda solicitada por clubes filiados para intensificar o processo de formação de atletas. Cinco dos clubes participantes compareceram à reunião. A competição iniciará no dia 19 de maio e terminará no dia 04 de agosto.

Mediante a definição do número de doze equipes participantes após a realização da primeira reunião que contou com 18 equipes intencionadas em participar da competição, o Departamento de Competições Especiais desenvolveu a forma de disputa proposta e prontamente aprovada pelos membros do conselho técnico.  

Compuseram a mesa dos trabalhos o superintendente da FCF, Lédio D´Altoé, o diretor de Competições Especiais, Carlos Fernando Crispim e o diretor do Departamento de Arbitragem, Marco Antônio Martins, além do assessor jurídico, Conrado Shimdt e o assessor de competições principais Luis Felipe Peixoto.          

Forma de disputa
A primeira Copa Santa Catarina Sub-13 terá a participação de doze(12) equipes e será disputada em quatro fases. Na 1ª Fase – Inicial, as doze equipes foram divididas regionalmente em três grupos de quatro equipes cada(A,B e C). e jogariam entre si em turno e returno no sistema de pontos corridos

Grupo A
Imbituba Criciúma
Bonsucesso
Irmã Carmen
Grupo B
Internacional
Chapecoense
Itajaí
Avaí
Grupo C
Nação
Figueirense
Marcílio Dias
Camboriú


As duas equipes melhor classificadas em cada grupo e os dois terceiros colocados com melhor desempenho se classificam para a 2ª Fase – Quartas de Finais. A partir da 2ª fase, os clubes passam a se enfrentar no sistema de confronto eliminatório, jogos de ida e volta, até a definição do campeão.

Nos confrontos eliminatórios, a equipe que somar mais pontos ao final da partida de volta avança. Caso haja empate em número de pontos, a equipe com melhor saldo de gols avança e persistindo o empate a equipe mandante estará classificada. 

Para o diretor de competições especiais da FCF, Carlos Crispim, a promoção da categoria sub-13 é um avanço porém requer bastante empenho dos clubes. — Felizmente conseguimos reunir um número interessante de clubes com intenção de participar da categoria sub-13. Desenvolver futebol nas categorias de base é um desafio para todos, esperamos que a primeira Copa Santa Catarina Sub-13 seja um sucesso.       

Veja os jogos da rodada de abertura da Copa SC Sub-13: