6   +   7   =  

Copa SC Sub-13 é atração nas categorias de base a partir deste domingo(19)

O futebol catarinense celebra neste domingo(19) a estreia da Copa Santa Catarina Sub-13 no calendário de competição da Federação Catarinense de Futebol. Reunindo atletas entre 11 a 13 anos, a competição terá doze clubes na disputa e conhecerá seu campeão no dia 04 de agosto. A realização da competição na categoria para atletas com idade entre 11 e 13 anos atende uma demanda solicitada por clubes filiados para intensificar o processo de formação de atletas.
-VEJA TODAS AS INFORMAÇÕES DA COPA SC SUB-13

Confira os seis jogos da rodada de abertura neste domingo (19):

Forma de disputa
A primeira Copa Santa Catarina Sub-13 terá a participação de doze(12) equipes e será disputada em quatro fases. Na 1ª Fase – Inicial, as doze equipes foram divididas regionalmente em três grupos de quatro equipes cada (A, B e C) e jogarão entre si em turno e returno no sistema de pontos corridos.

Grupo A
Criciúma
Imbituba
Bonsucesso
Irmã Carmen
Grupo B
Avaí
Chapecoense
Internacional
Itajaí
Grupo C
Figueirense
Marcílio Dias
Camboriú
Nação

As duas equipes melhor classificadas em cada grupo e os dois terceiros colocados com melhor desempenho se classificam para a 2ª Fase – Quartas de Finais. A partir da 2ª fase os clubes passam a se enfrentar no sistema de confronto eliminatório, jogos de ida e volta, até a definição do campeão.

Nos confrontos eliminatórios, a equipe que somar mais pontos ao final da partida de volta avança. Caso haja empate em número de pontos, a equipe com melhor saldo de gols avança e persistindo o empate a equipe mandante estará classificada. 

Especificações
A Copa Santa Catarina Sub-13 tem algumas especificações para adequação à condição física dos atletas nessa faixa etária e estímulo à prática da modalidade. As partidas na categoria sub-13 têm 60 minutos de duração, dois tempos de 30 minutos e intervalo de 10 minutos.

A cada 15 minutos haverá parada técnica para instruções, substituições e hidratação dos atletas. Cada equipe poderá substituir até 11 atletas em, no máximo, três paralisações. Para estimular a participação de todos os atletas, os clubes devem obrigatoriamente utilizar em todas as partidas todos os atletas relacionados como suplentes.          

Foto: Arquivo FCF.

O diretor do Departamento de Competições Especiais da FCF, Carlos Fernando Crispim, comentou sobre a importância da promoção da categoria sub-13, salientando que é um avanço, mas que requer bastante empenho dos clubes. — Felizmente conseguimos reunir doze clubes para a Copa SC Sub-13. Desenvolver futebol nas categorias de base é um desafio para todos, além da complexidade e do cuidado na questão do registro de atletas, há também a logística dos descolamentos e a comprovação da frequência escolar. Estamos muito satisfeitos em realizar a primeira Copa Santa Catarina Sub-13 e esperamos o sucesso da competição.