FCF reúne Ligas Não Profissionais para esclarecimentos sobre o registro de atletas não profissionais no sistema da CBF

A Federação Catarinense de Futebol reuniu na tarde desta 2ª feira (13) na sede da Entidade, em Balneário Camboriú, Presidentes de 29 Ligas Não Profissionais do estado para esclarecimentos sobre a inserção de atletas no Sistema de Gestão Web de Registro e Transferência da Confederação Brasileira de Futebol, conforme determina o Artigo 13 do Regulamento Nacional de Registro e Transferência de Atletas.
img_1088_600
O Presidente da FCF, Rubens Renato Angelotti, abriu a reunião agradecendo a presença de todos e de forma objetiva deu início aos trabalhos. O Presidente do Tribunal de Justiça Desportiva do Futebol de Santa Catarina, Robson Vieira, teve que se ausentar e foi o primeiro a fazer uso da palavra. Robson falou sobre o trabalho itinerante que o TJD/Fut-SC irá fazer junto às Juntas Disciplinares das Ligas Não Profissionais. O TJD/Fut-SC irá percorrer todas as Ligas que estiveram presentes esclarecendo os procedimentos da justiça desportiva, conforme determina o Código Brasileiro de Justiça Desportiva- CBJD.
img_1077_600
Em seguida a Gerente do Departamento de Registro e Transferências da FCF, Cláudia Regina Teixeira Peixoto, foi convidada a fazer uso da palavra. Cláudia iniciou relendo a Circular 03/2016 da Comissão de Nacional de Médicos da Confederação Brasileira de Futebol. Posteriormente entrou especificamente no Artigo 13 do Regulamento Nacional de Registro e Transferência de Atletas.
social-flickr-button-icon-fw_menor-fw VEJA MAIS FOTOS DA REUNIÃO
A problemática do referido artigo diz respeito ao registro de atletas não profissionais de clubes não profissionais no Sistema de Gestão Web de Registro e Transferência da CBF, que exige atestado médico de capacitação para prática de atividade física. As Ligas Não Profissionais alegam que os clubes não profissionais filiados não têm condição de arcar com as despesas dos exames exigidos pelos médicos para emissão de atestados. Caso tenham que se adaptar ao sistema, tal medida inviabilizaria a existência da maioria dos clubes e, até, de Ligas Não Profissionais.

Para atender o anseio das Ligas Não Profissionais filiadas e continuar fomentando a prática do futebol não profissional por clubes não profissionais em Santa Catarina, o Presidente da Federação Catarinense de Futebol, Rubens Renato Angelotti, estará na próxima 2ª feira (20) na sede da Confederação Brasileira de Futebol, no Rio de Janeiro, para tentar interceder junto ao Presidente da CBF sobre a questão.
img_1087_600
Rubens Angelotti irá encaminhar um requerimento assinado pelas 29 Ligas Não Profissionais presentes à reunião. O requerimento prevê que os clubes não profissionais possam efetuar novos registros de atletas não profissionais no Sistema de Gestão Web de Registro e Transferência da CBF mediante a emissão de uma declaração de responsabilidade das Ligas Não Profissionais.

– Leia o Regulamento Nacional de Registro e Transferência de Atletas.

Etapa Estadual Não Profissional Adulto 2017
A reunião prosseguiu com a definição data de realização do Campeonato Catarinense Não Profissional Adulto 2017. A competição reúne os campeões das cinco copas regionais não profissionais. A etapa estadual do Catarinense Não Profissional Adulto será realizada entre os dias 02, 03, 04, 05 de novembro. Caso decisão do Conselho Técnico determine, a etapa estadual poderá ser realizada em dois finais de semana.

Arbitragem
As Ligas Não Profissionais solicitaram à FCF que árbitros e assistentes filiados à Liga não profissional atuem, prioritariamente, nas competições organizadas pela respectiva Liga. A Comissão de Arbitragem e a Procuradoria Jurídica da FCF irão estudar a forma de criar uma escala prioritária de atuação de árbitros e assistentes, respeitando competições nacionais, estaduais e locais.