7   +   5   =  

chevrolet-alta.fwO Campeonato Catarinense Chevrolet Divisão Principal 2013 começa neste sábado (19) com a partida de abertura no Estádio Dr. Aderbal Ramos da Silva, a Ressacada, onde o Avaí FC, maior detentor de conquistas estaduais com 16 títulos e atual campeão, receberá a partir das 17 horas o Clube Atlético Hermann Aichinger, vice-campeão nos anos de 2004 e 2005.
Será o pontapé inicial para a 88ª edição da competição, que não houve nos anos 1933 e 1946 e em 2013 será especial, pois será a mais competitiva da história. Seguindo a paixão dos torcedores pelos seus clubes e sempre impulsionando vitórias, nunca houve nas 87 edições anteriores uma disputa com os clubes catarinenses avançando tão significativamente no cenário nacional e metade dos dez participantes dispostos entre os 40 melhores clubes do País! O apoio da patrocinadora oficial da competição, a Chevrolet, é fundamental no processo de crescimento da competição, assim como o reconhecimento do Grupo RBS na parceria pelas próximas cinco temporadas. Na sequência, ainda no sábado às 19h30, o Criciúma, único representante catarinense na elite do futebol nacional, recebe o Camboriú, no Estádio Heriberto Hülse.

Heber, estreia como árbitro da FCF

Heber Roberto Lopes estreia como árbitro da FCF


Arbitragem

Uma novidade na partida abertura da competição será a estreia do paranaense Heber Roberto Lopes como árbitro da FCF. Desde a aposentadoria do carioca Wagner Tardelli Azevedo, em 2009, o futebol catarinense ficou sem representação de um árbitro no quadro internacional da FIFA. Quatro anos mais tarde, fortalecido com a participação significativa de 20% dos clubes na Série B do Campeonato Brasileiro e com um clube na Série A, o futebol catarinense volta a ostentar um árbitro FIFA no seu plantel. Heber será auxiliado por Nadine Schramm Camara Bastos, aspirante ao quadro da FIFA e por Helton Nunes, ambos do quadro nacional.


Forma de disputa Catarinense Chevrolet 2013
Nesta edição os dez clubes se enfrentarão em quatro etapas, turno, returno, semifinais e finais. Nas duas primeiras etapas, turno e returno, as equipes se enfrentarão no sistema pontos corridos, em jogos de ida (turno) e volta (returno), com o primeiro colocado de cada etapa garantido lugar nas semifinais da competição. Pelo índice técnico, a soma de pontos conquistados no turno e returno, mais duas equipes irão garantir vaga nas semifinais. Caso o mesmo clube some mais pontos no turno e também no returno, uma terceira equipe estará classificada às semifinais pelo índice técnico. As semifinais e finais serão disputadas em confrontos eliminatórios até a definição do campeão. As equipes que somarem mais pontos em cada etapa, os vencedores do turno e do returno, têm vantagem de jogar a segunda partida nos seus estádios.

1ª Rodada – Turno
19.01 – 17h00 – Avaí X Hermann Aichinger
19.01 – 19h30 – Criciúma X Camboriú
20.01 – 17h00 – Juventus X Metropolitano
20.01 – 17h00 – Joinville X Chapecoense
20.10 – 17h00 – Guarani X Figueirense
TABELA CATARINENSE CHEVROLET