Prove que é um ser humano: 1   +   10   =  

Começa nesta 6ª feira (17) a 12ª edição do Seminário Catarinense da Arbitragem de Futebol, o evento a uma realização do Sindicato dos Árbitros de Santa Catarina (Sinafesc), em parceria com a Federação Catarinense de Futebol e a Prefeitura de São José, cidade que acolhe o seminário este ano, no Golden Executive Hotel. Serão dois dias de palestras e discussões sobre temas como técnica de arbitragem e a profissionalização da categoria.

Foto: Arquivo FCF

Foto: Arquivo FCF


Cerca de 200 árbitros e árbitros assistentes do estado participarão do seminário que terá palestras dos ex-árbitros Leonardo Gaciba e Roberto Braatz, do árbitro Fifa Heber Roberto Lopes, do professor João Anderson Flores e do Instrutor da Comissão de Arbitragem da CBF, Roberto Perassi.

O presidente do Sinafesc, Marco Antônio Martins explica que o seminário visa debater as formas de aprimorar o trabalho dos árbitros e assistentes catarinenses. “A nova lei que criou a profissão de árbitro de futebol precisa ser debatida e a sua implantação é uma da principais metas da categoria em 2014”, afirma Martins, que também preside a associação nacional dos árbitros de Futebol (Anaf).

Programação
O XII Seminário Catarinense da Arbitragem de Futebol começa hoje às 15h30, com a solenidade de formatura dos novos árbitros de Santa Catarina, com a presença do presidente da FCF, Dr. Delfim Pádua Peixoto Filho.
Às 17h acontece a palestra com Leonardo Gaciba (Ex-Árbitro FIFA e Comentarista Rede Globo) e às 18h, é vez de Roberto Braatz (ex-assistente FIFA, mundialista e Instrutor FIFA).

À noite, às 20h30min, o Presidente da Federação Catarinense de Futebol, Dr. Delfim Pádua Peixoto Filho fará seu pronunciamento aos árbitros e assistentes. No sábado (18), o evento prossegue a partir das 9 horas com apresentações de Vayran da Silva Rosa (Departamento de Arbitragem da FCF), Rodrigo Capella (Procurador Jurídico da FCF) e palestras de Roberto Perassi (Instrutor FIFA), Leonardo Gaciba, professor João Aderson Flores (Psicólogo) e Jolmerson de Carvalho (Instrutor CBF).

À tarde, a partir das 14h30min, as palestras serão com Heber Roberto Lopes (Árbitro FIFA), Roberto Perassi (Instrutor FIFA) e Roberto Braatz.