9   +   9   =  

Uma das iniciativas mais importantes do Departamento de Arbitragem da Federação Catarinense de Futebol teve sequência nesta 4ª e 5ª feiras, são as palestras instrutivas para atletas e comissões técnicas dos clubes participantes do Campeonato Catarinense da Série B 2017. O Departamento de Arbitragem designou os árbitros Bráulio da Silva Machado e Leandro Messina Perrone para percorrerem o Estado e proferindo as palestras.

Leandro Messina palestrando para atletas do Concórdia AC.

Na tarde da última 4ª feira (28), o árbitro Leandro Messina Perrone esteve em Concórdia, palestrando para os atletas do Concórdia Atlético Clube. Já nesta 5ª feira (29) outros três clubes receberam a palestra. No período matutino, Leandro Messina esteve em Joinville, palestrando para os atletas do Fluminense FC. À tarde Leandro Messina esteve em Camboriú, conversando com os atletas e comissão técnica do Camboriú FC.

Leandro Messina, atletas e comissão técnica do Camboriú FC.

Ainda no período da tarde, Bráulio da Silva Machado esteve em Itajaí, no Estádio Camilo Mussi, palestrando sobre as 17 regras do jogo para os atletas e comissão técnica do Barra Futebol Clube.

O árbitro Leandro Messina comentou sobre a receptividade dos clubes. “Pela receptividade e interatividade dos atletas percebemos a importância desse trabalho de explicarmos as regras do jogo uma a uma. Não apenas pelas alterações, mas pela essência das regras, muitos atletas realmente desconhecem as regras e acabam prejudicando o clube”.

O ciclo de palestras sobre as regras do jogo encerra nesta 6ª feira (30) com as palestras para o Clube Náutico Marcílio Dias, às 10 horas, no Estádio Dr. Hercílio Luz e à tarde para o grupo do Guarani de Palhoça, no Estádio Renato Silveira.