9   +   9   =  

Arbitragem catarinense é avaliada para competições nacionais 2019

Os integrantes de Santa Catarina que também pertencem ao quadro nacional de arbitragem foram submetidos na última 6ª feira (15) aos testes físicos e teóricos habilitadores para as competições organizadas pela Confederação Brasileira de Futebol que iniciam no mês de abril. Os testes foram realizados no Centro de Esportes da Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, em Florianópolis.

Foto: Júlio Cancelier / SINAFESC.

As atividades foram coordenadas pelo instrutor da CBF, Felipe Biazotto. Foram submetidos as avaliações teóricas os 54 participantes, entre árbitros, árbitras, assistentes e analistas.

Veja e baixe mais fotos dos testes

No período matutino houve a aplicação da prova teórica, composta por vinte questões de múltipla escolha(a,b,c,d). A prova teórica foi realizada online simultaneamente em seis estados.  

Foto: Júlio Cancelier / SINAFESC.

Em seguida houve a aplicação dos testes físicos, o quadro foi dividido em dois grupos. Primeiro foi a vez dos árbitros realizarem as baterias e logo em seguida o grupo de assistentes. Os árbitros foram submetidos aos testes “Yo-yo Dinâmico” e “3×7″. Já os assistentes realizaram os testes “Ariet” e “Coda”.

O teste “Yo-yo Dinâmico” tem como objetivo avaliar a resistência dos árbitros utilizando corrida de 40 metros para frente com alternância de direção a cada 20 metros. O teste “3×7” avalia agilidade. Na categoria dos assistentes, o teste “Ariet” trabalha a resistência, alternando seções de corrida para frente com mudança de direção, sentido e deslocamento lateral. Enquanto o teste “Coda”, avalia a resistência.

O diretor do departamento de arbitragem da Federação Catarinense de Futebol, Marco Antônio Martins, salientou a boa organização do evento, sendo oferecido todo suporte médico, equipamentos, água, bebida isotônica, frutas e suporte tecnológico para realização da prova.