9   +   7   =  

Psicologia, leitura de jogo e Regra 12 são temas do I Curso Regional para Árbitras e Assistentes da CBF

Após as atividades físicas e práticas realizadas no período matutino, o I Curso Regional para Árbitras e Assistentes da CBF teve sequência na tarde desta 6ª feira(19) com atividades teóricas. Na primeira palestra da tarde a psicóloga Maryon Gotardo explanou sobre o “Pilar Mental”. Além dos fatores que influenciam no “pilar mental” as árbitras e assistentes também precisam superar o fator do ambiente masculino do futebol para desempenhar suas funções. O “pilar mental” também influencia nos fatores de concentração, foco, poder de decisão e controle de pressões.

VEJA E BAIXE MAIS FOTOS DO I CURSO REGIONAL PARA ÁRBITRAS E ASSISTENTES DA CBF

A segunda palestra da tarde voltou atenção do grupo para as Regras do Jogo, abordando o tema “Leitura de Jogo e Posicionamento”, proferida pelas instrutoras, Ana Paula Oliveira – FIFA e Érica Gonçalves Krauss – CBF. Com a exibição de vídeos elucidativos de lances de partidas, o tema foi proposto em dois momentos, um destinado ao posicionamento e leitura de jogo das árbitras e outro direcionado às assistentes.

O tema abrange fatores relacionados à análise prévia da partida, exigências da partida (movimentação ou pressão), prioridades (deslocamento, alternância de ritmo e movimentação), ângulo de visão, desenvolvimento das equipes durante o jogo e ainda os fatores surpresa, que exigem flexibilidade, agilidade e velocidade.

Na última atividade do segundo dia, as árbitras e assistentes participantes  tiveram a palestra do instrutor da CBF, Vayran da Silva Rosa, sobre a Regra 12 – Faltas e Incorreções com ênfase nas “Entradas e Disputas”. A palestra abordou todos os fatores que podem influenciar na marcação de faltas, desde controle do jogo, passando por ângulo de visão, imprudência (temeridade e força excessiva), intensidade e velocidade da jogada, ponto de contato, uso indevido dos braços, trabalho em equipe, até as sanções disciplinares, advertência verbal e leitura de jogo apropriada.

Para concluir o tema foi aplicada a dinâmica de vídeo-testes, na qual as participantes assistiram a dez vídeos e assinalaram em gabarito suas marcações.  Após o preenchimento do gabarito, os vídeos eram exibidos novamente com as participantes exibindo cartões, amarelos quando a infração era passível de advertência, vermelho quando a infração requeresse expulsão e isenção quando a jogada não exigia advertência. Após a exibição de cada vídeo, alguma participante era designada para explicar a situação e sua respectiva marcação.

O I Curso Regional para Árbitras e Assistentes da CBF prossegue neste sábado(20) com atividades práticas no período matutino e atividades teóricas à tarde. O curso acontece até domingo (21), no Complexo Esportivo do SES, em Blumenau.

O I Curso Regional para Árbitras e Assistentes da CBF prossegue neste sábado(20) com atividades práticas no período matutino e atividades teóricas à tarde. O curso acontece até domingo (21), no Complexo Esportivo do SES, em Blumenau.