O Avaí/Kindermann garantiu neste sábado (26/11) o título do Campeonato Catarinense Feminino 2022. O segundo jogo da decisão da disputa, organizada pela Federação Catarinense de Futebol (FCF), foi realizada no estádio Salézio Kindermann, em Caçador. O Avaí/Kindermann venceu a partida pelo placar de 5 a 2.
Na partida de ida, ocorrida na terça-feira (22/11), no estádio Heriberto Hülse, em Criciúma, o Avaí/Kindermann já havia vencido por 4 a 0. Dessa forma, o Avaí podia até perder o jogo de volta por quatro gols de diferença para ficar com o título.
O Criciúma, com o resultado, assegurou vaga na disputa da edição 2023 do Campeonato Brasileiro Feminino da Série A3, competição promovida pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF).
O presidente do Avaí/Kindermann, Edison Roberto, destacou a boa organização da competição. “É o primeiro no que estou à frente da presidência do Avaí/Kindermann, a convite do presidente do Avaí, Júlio. Me surpreendeu muito o campeonato, foi positivo. Valoriza o futebol sendo em formato de campeonato e não em torneio como já foi feito anteriormente. Temos que ampliar a presença de clubes e, depois que tiver o futebol catarinense feminino consolidado, que comece a criar as divisões. Valoriza cada vez mais. Parabenizo a FCF, com a competição bem organizada”, aponta.
A técnica do Criciúma, Sabrina Cassol, apontou a importância do formato do Catarinense Feminino deste ano. “Já tivemos um crescimento de equipes comparado com os outros anos. É uma competição com mais forma de campeonato do que torneio. Isso acaba valorizando mais o futebol feminino dentro do Estado”, destaca Bina.
O JOGO
A partida começou em ritmo alucinado. Arrieta abriu o placar para o Avaí/Kindermann no primeiro minuto e na sequência, Jaine igualou para o Criciúma. Simeia colocou o Avaí à frente no placar aos 21. Jaine fez o segundo dela e do Criciúma, e voltou a empatar o jogo.
Na segunda etapa, o Avaí cresceu, fez mais gols e assegurou a vitória. Marcaram para o time da casa: Tayane, Raquel e Sandoval.
PREMIAÇÃO
Ao final da partida, ocorreu a cerimônia de premiação, que contou com a presença do diretor do Departamento de Competições da FCF, Carlos Crispim, e com o prefeito de Caçador, Alencar Mendes. Além da premiação para o Avaí e Criciúma, ocorreram também premiações para as destaques individuais. Maike foi a goleira menos vazada e a artilheira foi Roqueline, ambas do Avaí/Kindermann.