(Arte: FCF)

FCF divulga diretrizes de imprensa e credenciamento para o Catarinense Série B

A Federação Catarinense de Futebol, através do Departamento de Competições Especiais, definiu as diretrizes de imprensa e credenciamento para as partidas do Campeonato Catarinense Série B 2020, que começa no próximo sábado (31). A entidade se baseou nas normas e recomendações das autoridades de saúde, visando cumprir com seu comprometimento em proporcionar segurança para todos os envolvidos.

Normas gerais

– O credenciamento será feito exclusivamente através do sistema Égol, sob responsabilidade da FCF;

– Prazo para o credenciamento no sistema: penúltimo dia útil anterior à partida, às 19h; os jogos da primeira rodada já estão abertos no sistema;

– O credenciamento no estádio começará 2 horas antes e encerrará 30 minutos antes do início da partida;

– Os profissionais deverão estar credenciados pela ACESC/ARFOC e FCF e terão a temperatura monitorada, não podendo ultrapassar os 37,5 graus; também precisam preencher um questionário médico que será disponibilizado na hora da partida;

– Não será permitido o acesso ao gramado;

– A entrevista coletiva a ser concedida logo após os jogos será realizada sem a presença de jornalistas e intermediada pelos assessores dos clubes, que têm liberdade para definir os métodos e o formato do conteúdo.

Terão acesso ao estádio:

– Os profissionais do veículo detentor dos direitos de transmissão;

– 1 cinegrafista e 1 repórter por emissora de televisão que não detém os direitos de transmissão;

– 3 profissionais por rádio (na cabine apenas o narrador, os outros na arquibancada, em locais pré-determinados);

– 2 profissionais por veículo de outras mídias (jornais, sites, etc.);

– Fotógrafos.

Suporte

Caso surjam dúvidas sobre o cadastro ou a utilização do sistema, a FCF e a Simple System disponibilizam o atendimento online direto no site.

ACESC e ARFOC/SC

A Federação Catarinense de Futebol possui convênio firmado com duas associações, a ACESC – Associação dos Cronistas Esportivos de Santa Catarina e a ARFOC/SC, Associação dos Repórteres Fotográficos e Cinematográficos de Santa Catarina. A ACESC continua sendo a entidade específica para os repórteres, colunistas e comunicadores em geral, também podendo fornecer credenciais para fotógrafos, cinegrafistas e auxiliares. Já a ARFOC/SC é uma associação destinada especificamente aos fotógrafos, cinegrafistas e auxiliares de cinegrafistas.

Contato ACESC: 48 3304-6330
Contato ARFOC/SC: 47 996076800

Lei nº 9.615

Art. 90-F.  Os profissionais credenciados pelas Associações de Cronistas Esportivos quando em serviço têm acesso a praças, estádios e ginásios desportivos em todo o território nacional, obrigando-se a ocupar locais a eles reservados pelas respectivas entidades de administração do desporto.

Regulamento Geral Competições FCF

Art. 61 – O acesso gratuito das autoridades e dos profissionais de imprensa esportiva aos estádios, dar-se-á através de um portão específico mediante a apresentação de credencial expedida pela FCF, CBF ou FIFA, pela ACESC – Associação dos Cronistas Esportivos de Santa Catarina, e pela ARFOC/SC – Associação dos Repórteres Fotográficos e Cinematográficos de Santa Catarina, para o ano em curso. Os profissionais dos órgãos de imprensa de outros estados somente terão acesso aos estádios se portarem a credencial do respectivo ano expedida pelas suas respectivas associações de classe, estadual ou nacional, conforme o disposto no art. 90-F, da Lei nº 9.615/98, incluído pela Lei nº 12.395/2011;

(Arte: FCF)