Foto: FIFA

Copa do Mundo Feminina de 2027 terá o Brasil como país sede

O Brasil será a sede da Copa do Mundo Feminina de 2027 – o feito é inédito para um país da América do Sul. O anúncio da escolha do país sede foi realizado nesta sexta-feira (17/05), no Queen Sirikit National Convention Center, em Bangkok, na Tailândia. O Brasil, com 119 votos, superou a concorrência da candidatura tripla formada por Alemanha, Holanda e Bélgica. O vencedor foi anunciado pelo presidente da FIFA, Gianni Infantino, durante o 74º Congresso da entidade.

Antes, o Brasil organizou o Mundial masculino de 1950 e o de 2014. Por ser a anfitriã, a Seleção Brasileira já está classificada. A 10 ª edição da Copa do Mundo Feminina terá 32 países e será disputada em dez cidades.

O presidente da Federação Catarinense de Futebol (FCF), Rubens Angelotti, ressalta a importância do futebol feminino. “Uma das marcas da nossa gestão à frente da FCF é o apoio e o fomento ao futebol feminino. Em 2024, teremos como de costume o Campeonato Catarinense e também outras três competições de base femininas. Contemplando desde o Sub-15 até o adulto. Procuramos melhorar a cada ano, para que mais meninas vejam o futebol como um terreno fértil para construir um futuro dentro do esporte”.

“A realização da Copa do Mundo em nosso país vai alavancar ainda mais esse trabalho, colocando ainda mais visibilidade ao futebol feminino no Brasil. A FCF e Santa Catarina estarão de braços abertos e prontos para ajudar na competição, seja formando atletas ou recebendo seleções. Quero aproveitar o momento e parabenizar todo o trabalho que vem sendo feito pelo presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues. Com muita força de vontade e competência, ele conseguiu trazer essa maravilhosa conquista ao nosso país”.

A previsão é que a partida de abertura seja disputada na quinta-feira, 24 de junho, e a final no domingo, 25 de julho, ambas no Maracanã. A proposta brasileira prevê o uso de 10 estádios na Copa do Mundo de 2027:

Beira-Rio (Porto Alegre)
Arena Corinthians (São Paulo)
Maracanã (Rio de Janeiro)
Mineirão (Belo Horizonte)
Fonte Nova (Salvador)
Arena Pernambuco (Recife)
Arena Castelão (Fortaleza)
Arena Amazonas (Manaus)
Arena Pantanal (Cuiabá)
Mané Garrincha (Brasília)