O troféu que será entregue ao campeão do Campeonato Catarinense da Série A 2021 ganhou o nome de Salézio Kindermann, uma homenagem ao dirigente que se dedicou por décadas ao futebol. Ele faleceu no fim da noite de sábado (15/05), em Caçador, vítima de Covid-19, aos 77 anos. Ele era natura de Gravatal.
Ele era o presidente do Avaí/Kindermann, equipe atual vice-campeã da Série A-1 do Campeonato Brasileiro Feminino, e gestor do Napoli, campeão da Série A-2 do Brasileiro Feminino em 2020 e que na atual temporada joga a elite do futebol nacional.
Os primeiros passos foi como gestor no futebol foi em 1975, com a criação da Sociedade Esportiva Kindermann, que posteriormente passou-se a chamar Associação Caçadorense de Desportos. Uma das conquistas foi a Série B do Campeonato Catarinense de 1989. A equipe chegou a ser desativada, mas retornou em 1996. Chegou a disputar a elite do futebol catarinense.
Depois abriu espaço para o futsal feminino, a partir de 2004. Na largada, logo no primeiro ano, vieram os títulos estaduais do Sub-17, Sub-20 e adulto, além da Taça Brasil Sub-20. A equipe foi feita em parceria com a Uniarp. Grandes nomes foram revelados na época e as equipes conquistaram muitos títulos nos anos seguintes.
Nos gramados pelo futebol feminino foram 11 títulos estaduais e um vice. Em 2015 veio o título da Copa do Brasil. A parceria com o Avaí veio em 2019 e com o importante vice no Brasileiro da Série A-1.
“É uma perda irreparável. O Salézio foi um grande incentivador do futebol, em especial do feminino. Sempre trabalhou muito e de maneira transparente”, aponta o presidente da Federação Catarinense de Futebol (FCF), Rubens Angelotti. “O nome dele no troféu é uma simples homenagem por tudo que ele fez e representou para o nosso futebol, ajudando a divulgar o nosso futebol a nível nacional e internacional”, complementa o presidente da FCF.