Workshop de categorias de base mobiliza profissionais dos clubes catarinenses

Muito conteúdo, troca de ideias e sugestões para a evolução. Assim foi a inédita ação da Federação Catarinense de Futebol (FCF) em promover um workshop específico para as categorias de base dos clubes de Santa Catarina. O evento reuniu os dirigentes dos clubes nesta terça-feira (15/10) no Hotel Estação 101, em Itajaí.

A iniciativa faz parte do programa “Futebol Catarinense do Futuro”, que visa incentivar a qualificação à estrutura física, pessoal, metodologia aplicada, recursos, tecnologia e atenção psicossocial para os clubes.

Na primeira parte das atividades, ocorreu uma palestra com o coordenador técnico geral do Vasco, Gabriel Bussinger. Pela FCF marcaram presença o vice-presidente e diretor do Departamento de Competições, Carlos Crispim, que representou o presidente Rubens Angelotti, o diretor do Departamento de Arbitragem, Kleber Lúcio Gil, o presidente da Comissão de Arbitragem, Cantucho João Setúbal, os assessores do Departamento de Competições, Rodrigo Nunes e José Carlos Goulart Júnior, e o presidente do Conselho Fiscal da FCF, Ênio Gomes.

A dinâmica de grupo foi conduzida por Carlos Maurício Zaremba. Os participantes foram divididos em cinco grupos, no qual levantaram ideias que foram apresentadas ao final das atividades. A intenção da FCF, conforme a viabilidade, é aplicar algumas das ações no futuro.

Depoimentos representantes no evento:

Lucio Antonio Rodrigues, coordenador das categorias de base do Joinville:
“Foi um pontapé que eu entendo como fundamental da Federação. A visão de solidificar cada vez mais as categorias de base do estado de Santa Catarina e podermos desta forma competir em nível nacional com tantas outras equipes que hoje estão se estruturando. Parabéns a Federação por essa iniciativa e espero que ela não pare, que continue com mais efetividade e com mais produtos interessantes”

Felipe Gil, diretor executivo de futebol do Tubarão:
“É extremamente importante ver a iniciativa da Federação nessa magnitude para fazer com que o cenário do futebol de base no Estado se fortifique cada vez mais e para nós, o clube, fazer com que o Tubarão realmente retorne a esse seleto grupo de equipes formadores que vai ser muito importante não só para o clube, mas também para o cenário estadual”.

Nei Rama, diretor executivo de futebol do Caravaggio:
“A importância é ímpar. Primeiramente agradeço à Federação Catarinense de Futebol pelo ensinamento. Eu participo muito de todas as palestras que posso. Hoje eu estou militando mais a nível profissional, mas nunca deixarei de apoiar a base”.

Oscar Yamato, diretor de futebol do Guarani de Palhoça:
“Primeiramente quero parabenizar o presidente Rubens pela iniciativa e toda a diretoria da Federação e os professores que aqui estiveram, que para nós foi de suma importância, e a a valorização da formação, a qualificação, esse é o primeiro lugar, que é o mais importante hoje. E que a gente tem que procurar fazer o melhor, desenvolver o melhor dentro do nosso Estado, porque é um Estado de potencial que eu acredito muito e por isso que eu mais uma vez parabenizo toda a diretoria da Federação”.

Andreone Reis, coordenador das categorias de base do Brusque:
“É muito gratificante estar nesse momento para buscar conhecimento e qualificação para o trabalho da base. Por isso que estamos no processo de estruturação, procurando cada vez mais nos aprofundar mais nesse crescimento em relação às categorias de base. Então, hoje foi muito rico em busca de conhecimento de pessoas que estão fazendo grandes trabalhos nos clubes que são referência entre os estados de Santa Catarina e a Federação está no caminho de querer que todas as equipes busquem o mesmo objetivo, que é qualificar a e estruturar a base. Isso é muito importante para nós”.

Fabiano Pierri, coordenador das categorias de base do Avaí:
“Foi um dia muito especial. Hoje a Santa Catarina é privilegiada pela quantidade de grandes profissionais que tem nos clubes. E a Federação Catarinense está de parabéns, assim como a FCF Academy também, que está contribuindo para que a gente possa ter um planejamento nos próximos anos. Que a gente possa, sem dúvida nenhuma, ser destaque nacional na formação de atletas”.

Miguel Ferreira, coordenador das categorias de base do Nação Esportes:
“Primeiramente agradecer a Federação pelo convite e dizer que o evento hoje realmente tem uma importância nesse momento que vive o futebol catarinense, preparando o futuro, a formação dos nossos atletas. Eu acredito que a Federação sai na frente no sentido de mostrar a nossa realidade, trazer números, e preparar um futuro para a formação dos nossos atletas que estão na base, então o Nação se sente privilegiado de poder estar aqui participando”.

Giordano Piffero, dirigente do Barra FC:
“Uma oportunidade de ouro para o Barra. Para a gente poder trocar ideias com outros colegas, outros parceiros que fazem o futebol de base de Santa Catarina. Acho que é uma oportunidade única que a gente teve e agora fica as responsabilidades de a gente seguir fazendo o nosso futebol, crescer e se desenvolver cada vez mais. Sempre focando no ser humano e no desenvolvimento de atletas”.

Sergio Marcos Lopes, coordenador das categorias de base do Criciúma:
“Acho que é muito importante para o clube. Parabenizar a Federação Catarinense pelo evento. Acho que a construção da base de Santa Catarina é importante, estar junto com a Federação, com todos os clubes que estiveram presentes. Acho que foi uma tarde muito interessante para todos nós, um calendário para 2025, ajustado junto com a Federação Catarinense”.

Ronaldo Justo Leal, vice-presidente do Manchister:
“Uma honra estar aqui participando desse primeiro workshop, com as melhores intenções aqui de promover o futebol de base em Santa Catarina e dizer que o Manchister está nessa luta. O que foi colocado hoje aqui é de grande valia para o futebol de base e como um todo para o futebol catarinense e brasileiro. Agradeço em nome da direção do Manchister o convite”.