Árbitra da FCF participa de curso do sistema FVS

A árbitra do quadro da Federação Catarinense de Futebol (FCF) e também da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e FIFA, Charly Wendy Straub Deretti, participou nesta semana do curso de metodologia “Footbal Video Suport”. Essa tecnologia está em teste e usa o desafio dos treinadores durante o jogo. O diretor do Departamento de Arbitragem da FCF, Kleber Lúcio Gil, participou do evento. O evento foi realizado no Rio de Janeiro (RJ).

A metodologia será utilizada em formato de teste no período das quartas de final até a decisão da Copa do Brasil Feminina. A CBF foi convidada pela FIFA para participar do projeto piloto de testes desta tecnologia, que permite às equipes acionarem a checagem de lances por vídeo, como um “desafio”. O responsável por solicitar a checagem dos lances será o técnico de cada equipe, sinalizando a partir de um giro com o dedo indicador e entregando um cartão de desafio ao quarto árbitro.

Cada técnico terá direito a dois desafios. Se o lance revisado for revisto e a decisão de campo alterada em favor do técnico, ele mantém o desafio. Caso a decisão de campo seja mantida após revisão, o técnico perde um dos desafios. Jogadores podem solicitar ao treinador a revisão de um lance, mas só o comandante da equipe pode acionar o procedimento.

A CBF foi uma das associações nacionais convidadas pela FIFA para os testes que podem definir a implantação da metodologia em outras competições. Como exigência, a FIFA determina que a metodologia seja testada em pelo menos dez partidas em competições masculinas e femininas.