A arbitragem catarinense segue prestigiada no país e também no exterior. O árbitro do quadro da Federação Catarinense de Futebol (FCF) e da FIFA, Ramon Abatti Abel, foi designado para atuar nos Jogos Olímpicos de Paris. O evento será realizado entre julho e agosto, na capital francesa. A confirmação foi feita através da Comissão de Arbitragem da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), que recebeu o comunicado da FIFA.
Ramon Abatti Abel vem atuando em ótimo nível nas últimas temporadas e no final de 2022 ingressou no quadro da FIFA. Seu bom rendimento lhe rendeu designações para jogos relevantes do Campeonato Brasileiro da Série A, além de trabalhar em jogos internacionais, como na CONMEBOL Libertadores e na Sul-Americana. Ramon também atuou no Campeonato Mundial Sub-20 na Argentina, em 2023.
No cenário estadual, Abatti já foi o árbitro principal em decisões do Campeonato Catarinense e da Copa Santa Catarina.
O presidente da FCF, Rubens Angelotti, ressaltou a alegria de ter um árbitro da entidade participando do maior evento esportivo do mundo. “A nossa arbitragem está entre as melhores do Brasil, pois temos diversos profissionais competentes que representam muito bem Santa Catarina, no Brasil e no Mundo. A FCF tem um trabalho especial que é focado no desenvolvimento dos nossos árbitros. A chegada do Ramon às Olimpíadas é reflexo disso e mostra que estamos no caminho certo”.
O diretor interino do Departamento de Arbitragem, Cantucho João Setúbal, definiu o sentimento que é ter um profissional catarinense nos Jogos Olímpicos. “É uma alegria imensa vermos nossos árbitros tendo a oportunidade de atuar e mostrar o seu valor em grandes eventos, como é o caso das Olimpíadas. Acompanhamos o trabalho do Ramon e sempre estivemos ao lado dele, apoiando e fomentando a sua evolução. Desde o início percebemos o seu grande potencial e é muito gratificante acompanhar suas conquistas. Gostaria muito que o Marco Antônio Martins estivesse aqui para desfrutarmos desse singular momento”.
“Estou muito feliz e para mim é a oportunidade de realizar um sonho. Tenho me dedicado ao máximo durante todos esses últimos anos para buscar fazer o meu melhor. É muito gratificante esse reconhecimento. Gostaria de aproveitar para agradecer todo o apoio da FCF e o suporte incondicional da minha família. Aproveito também para destacar a importância que o Marco Antônio Martins teve em toda a trajetória. Foi um grande aprendizado e um privilégio ter convivido e aprendido muito com ele”, destaca Ramon.