A Associação Chapecoense de Futebol completa 50 anos nesta quarta-feira. Com um rica história e de grandes conquistas, o clube, nascido em Chapecó, foi fundado no dia 10 de maio de 1973.
Os primeiros passos do clube surgiram a partir da vontade de desportivas da região em contar com um clube profissional na região. Antes do nascimento da Chapecoense, havia muitas equipes amadoras presentes na região. Destaca-se a participação de Alvadir Pelisser, Heitor Pasqualotto e Altair Zanella, representantes do Clube Independente, Lotário Immich e Vicente Delai, representantes do Clube Atlético de Chapecó para o início da nova entidade.
As conversas foram evoluindo rapidamente. Após consultas junto a população e ao empresariado local, tomou-se a atitude de fundar oficialmente a Associação Chapecoense de Futebol. Lotário Immich foi o primeiro presidente do clube.
Durante a sua rica história, a Chapecoense passou por uma grande tragédia, marcando um momento bastante triste do esporte mundial. A delegação do clube que se deslocava para a decisão da Copa Sul-Americana, em 2016, sofreu um grave acidente de avião, sendo que faleceram 71 pessoas. Entre dirigentes, atletas e membros da imprensa, o acidente também tirou a vida do ex-presidente da Federação Catarinense de Futebol (FCF), Delfim Pádua Peixoto Filho.
A Conmebol confirmou o título da Copa Sul-Americana em 2016 para a Chapecoense, que é a maior conquista do futebol de Santa Catarina. Em 2020, o clube foi campeão da Série B do Campeonato Brasileiro. Entre os títulos do Campeonato Catarinense da Série A, o clube venceu sete vezes, sendo que a última delas foi em 2020.
A Federação Catarinense de Futebol (FCF), em nome do presidente Rubens Angelotti e diretoria, parabeniza a Associação Chapecoense de Futebol pela data e deseja sucesso.