Atletas do Barra FC, Avaí e Criciúma são eleitos os craques dos Catarinenses de Base

Pela primeira vez em sua história, a Federação Catarinense de Futebol (FCF) vai realizar a premiação dos melhores jogadores de suas principais competições de base. Com a votação dos clubes participantes, foram eleitos os principais jogadores do Catarinense Sub-15 AA, Sub-17 A e Sub-20 A. Com base em suas atuações ao longo de toda a competição, Ray, do Barra FC, venceu a disputa no Sub-15; Josmar, do Avaí, teve mais votos no Sub-17; e Pedro, do Criciúma, foi eleito no Sub-20.

“Vemos nossas competições de base se fortalecerem a cada ano. Isso vem de encontro com um trabalho conjunto, onde a Federação e os clubes buscam evoluir e fortalecer os processos para a formação de novos jogadores. A cada ano que passa, vemos as estruturas melhorarem e os resultados serem colhidos com bons atletas e conquistas. Estamos sempre buscando ferramentas para estimular essa evolução, como o Programa Futebol Catarinense do Futuro, essa premiação dos destaques na base e tantas outras iniciativas”, ressalta o presidente da FCF, Rubens Angelotti.

Os jogadores serão premiados pela FCF com um troféu, reconhecendo o grande feito conquistado. A entrega das premiações será realizada conforme a disponibilidade dos clubes e atletas.

CONHEÇA MAIS SOBRE OS CRAQUES

CATARINENSE SUB-15 A

O principal jogador da temporada no Catarinense Sub-15 A foi Ray dos Santos das Neves. O jogador atua como meia-atacante e nasceu no dia 16 de setembro de 2010 no município de Teofilândia, na Bahia. Ray chegou em janeiro de 2025 ao time de Balneário Camboriú. Seu último clube foi o Fluminense-RJ.

O jogador do Barra FC é um ponta velocista e que tem um bom trato com bola. Com sua velocidade, Ray tem facilidade para mudar de direção com e sem bola, tendo o “pé rápido” na tomada de decisão. Além da habilidade para o um contra um, o atacante se destaca pela boa finalização.

O meia-atacante não esteve presente nos primeiros compromissos do Barra FC no Catarinense Sub-15 A. Estreando na terceira rodada da competição, Ray logo mostrou que seria peça chave no time do Pescador. Em seu primeiro jogo, saiu do banco de reservas e marcou dois gols na vitória da equipe diante do Marcílio Dias. Na sequência do campeonato, o jogador assumiu a camisa 7 e chamou atenção pelo seu talento.

Ray atuou em 17 jogos do Barra FC no Sub-15, marcando seis gols. Suas atuações ajudaram a deixar o time na terceira colocação da primeira fase, com 37 pontos. O clube de Balneário Camboriú avançou até a semifinal do campeonato, quando foi eliminado pelo Avaí.

Ray foi o craque do Catarinense Sub-15 A. Foto: Tiago Winter/Barra FC

CATARINENSE SUB-17 A

Josmar Silva Miranda conquistou o prêmio no Catarinense Sub-17 A. O jogador, que atua como atacante, nasceu em 22 de setembro de 2008 na cidade de Recife, em Pernambuco. O atleta defende a camisa do Avaí desde dezembro de 2022, após uma passagem pelo Grêmio-RS.

O atacante se caracteriza por ser um atleta vertical com ótimo domínio de bola. Em campo, Josmar tem um trabalho importante de proteção, além de finalizar bem tanto com os pés como com a cabeça. Seus atributos também incluem ótimo posicionamento e leitura de jogo.

Nesta temporada, Josmar dividiu suas atenções entre as categorias Sub-17 e Sub-20, atuando nos Catarinenses de Base e no Brasileiro Sub-20 B. No Catarinense Sub-17, o atleta participou de 12 partidas, atingindo o número expressivo de nove gols. O atacante teve uma média importante de 0,75 gols por jogo.

O brilho de Josmar apareceu na reta final do campeonato, sendo fundamental para o título do Avaí. O atacante marcou um dos gols da vitória por 2 a 1 contra o Criciúma na partida que colocou o Leão na final do Estadual. Já no segundo jogo da decisão, o atleta da Raça da Base balançou a rede na vitória por 2 a 1 contra o Figueirense que deu o título ao Avaí.

Josmar foi o melhor jogador do Catarinense Sub-17 A. Fabiano Rateke/Avaí

CATARINENSE SUB-20 A

Pedro Henrique Santos Gomes foi eleito o destaque do Catarinense Sub-20 A. O goleiro nasceu em 19 de abril de 2005, na cidade de Patos, na Paraíba. Vindo da Portuguesa-RJ, o atleta chegou em 2023 para defender o Sub-20 do Criciúma. Alto, rápido e bom com os pés, Pedro também se destaca pelos números em defesas de pênaltis.

Nesta temporada, além de atuar no Catarinense Sub-20 A, Pedro também brilhou nas campanhas que levaram o time carvoeiro para a semifinal da Copinha e também do Brasileiro Sub-20 da Série B. Suas atuações ajudaram ao clube a atingir sua melhor colocação na Copa São Paulo e no acesso para a primeira divisão nacional do Sub-20.

No Catarinense Sub-20, o paredão do Tigre foi fundamental na campanha que levou o Criciúma ao tricampeonato Estadual. Pedro participou de 19 jogos na competição e sofreu 12 gols. Os números fizeram do goleiro o menos vazado do campeonato. Além dos poucos gols sofridos, Pedro anotou 12 clean sheets. As boas atuações do arqueiro foram coroadas na final do Catarinense. Diante da Chapecoense, a decisão acabou indo para as penalidades na Arena Condá. Pedro honrou a sua especialidade, defendendo três pênaltis e carimbando o título carvoeiro.

“O Pedro foi uma das referências para a nossa conquista, um atleta que evoluiu muito durante a competição, não à toa nós tivemos a defesa menos vazada da competição. Não só pelo trabalho do Pedro, mas pelo trabalho da equipe toda. Inegavelmente, nas decisões, o Pedro acabou crescendo e merece esse prêmio. Isso representa também tudo que nós fizemos do ponto de vista defensivo, o que acabou nos dando o merecimento do nosso título conquistado contra grandes equipes”, ressalta o treinador do Sub-20 do Criciúma, Gabriel Carvalho.

Pedro foi o premiado do Catarinense Sub-20 A. Foto: Cleiton Ramos/Criciúma