O Avaí Futebol Clube comemora 101 anos de fundação neste domingo. O clube surgiu em Florianópolis, no dia 1º de setembro de 1923. A equipe, que tem o estádio Dr. Aderbal Ramos da Silva como casa, é uma das fundadoras da Liga Santa Catharina de Desportos Terrestres, que posteriormente deu origem à Federação Catarinense de Futebol (FCF).
Com uma história centenária, o Avaí tem um grande histórico de conquista, com relevância e destaque em níveis estadual e nacional. O clube conquistou o Campeonato Catarinense 18 vezes, sendo um dos maiores campeões de Santa Catarina. O Avaí teve uma sequência de quatro títulos estaduais seguidos, nos anos de 1942, 1943, 1944 e 1945.
O time sediado em Florianópolis também tem o título da Copa Santa Catarina de 1995 em sua galeria. Em competições nacionais, os destaque ficam para o título da Série C do Brasileiro em 1998 e o vice da Série B em 2016. O Avaí disputou a Série A do Campeonato Brasileiro em 11 oportunidades. A melhor colocação na elite do futebol nacional foi o sexto lugar no Brasileirão de 2009.
Neste ano, o Avaí foi o terceiro colocado do Catarinense Fort Atacadista, chegando até a semifinal do campeonato. Atualmente, o time disputa a Série B do Campeonato Brasileiro. A equipe de Florianópolis está na parte de cima da tabela e é um dos clubes que briga pelo acesso à Série A.
O atual presidente do Avaí, Júlio Heerdt, ressaltou o trabalho que vem sendo realizado dentro do clube. “Ano passado comemoramos nosso centenário, e este ano inicia o trabalho para comemorarmos o próximo. É um período de reconstrução do clube, em que estamos trabalhando para o Avaí crescer cada vez mais. Nossa história é rica e devemos preservá-la e honrá-la, mas sempre com o olhar para o futuro. Parabéns a todos os avaianos”.
A Federação Catarinense de Futebol (FCF), em nome do presidente Rubens Angelotti, parabeniza o clube, através de diretores, funcionários e atletas pela data.