O Avaí garantiu o título da edição 2024 do Campeonato Catarinense Sub-15 A. No segundo jogo da decisão, realizado neste domingo (01/09), no estádio Heriberto Hülse, Criciúma e Avaí empataram em 1 a 1. Na partida de ida da decisão, em Florianópolis, o Avaí havia vencido pelo placar de 3 a 1.
Desde o primeiro momento da decisão, os dois times lutaram bastante. O Criciúma abriu o placar aos 14 minutos do primeiro tempo, gol de Rafael. Na etapa final, o Avaí alcançou o empate com gol de Rafael, aos 14 minutos. Ocorreram boas oportunidades dos dois lados e a melhor delas foi desperdiçada pelo Criciúma, que não converteu um pênalti a seu favor.
O presidente da Federação Catarinense de Futebol (FCF), Rubens Angelotti, foi representado na premiação pelo vice-presidente e diretor do Departamento de Competições da FCF, Carlos Crispim. O artilheiro da competição foi Ryan, do Avaí, e o goleiro menos vazado, João Vitor, do Barra FC.
“Mais uma vez tivemos uma competição de nível elevado e com duas grandes equipes promovendo duas finais de ótima qualidade. Os trabalhos de categorias de base são muito bem feitos e nossa intenção é incentivar ao máximo elevar o trabalho e a revelação de talentos em Santa Catarina”, aponta Carlos Crispim.
“É sempre importante estar chegando em um campeonato tão importante, tão forte que é a categoria. E a gente fica feliz, independente do resultado, que hoje foi o vice-campeonato, mas também foi merecido pela equipe do Avaí. Duas boas equipes, como tinha outras equipes também, de qualidade. E essas duas performaram melhor, chegaram, um jogo bastante equilibrado, onde os dois poderiam ter ganho. Mas essa vez foi o Avaí também, com justiça. O principal não é só ganhar, é performar os atletas para o futuro, então a gente fica feliz porque vê bons jogadores num nível de catarinense”, destaca o gerente de futebol do Criciúma, Wilson Waterkemper.
“Hoje é um dia muito especial, com o Avaí completando 101 anos e nem sempre quando tu ganha, porque as coisas estão indo muito bem. O trabalho é de excelência, porque também a gente todo ano tem disputado títulos, os anos passados a gente perdeu duas decisões dentro da Ressacada e a gente tem dado o continuidade do trabalho, mas é um presente principalmente para a torcida do Avaí no dia de hoje e para a diretoria que tem feito um investimento muito alto nas categorias de base, na estrutura física, na estrutura de profissionais e de pessoais e a gente sabe que com a continuidade desse trabalho que está tendo dentro do Avaí. A gente vai ver em um período de um médio prazo aí muitos jogadores que estão sendo formados na base do Avaí jogando no profissional bem como também negociações para voltar o investimento e continuar no clube também. Então é um dia de muita felicidade”, comemora o coordenador das categorias de base do Avaí, Fabiano Pierre.
Catarinense Sub-15 A
Final – Ida
24/08
Avaí 2 x 0 Criciúma
Final – Volta
01/09
Criciúma 1 x 1 Avaí